Depois da HMV, foi a vez da Blockbuster.


Há poucas horas atrás noticiámos a suspensão do site da HMV. Entretanto, soube-se que o grupo decidiu encerrar todas as lojas na Irlanda. E depois da HMV, foi a vez da Blockbuster.

Na continuidade de uma onda que já afectou a Game UK e o grupo The Hut (onde se inclui a popular loja Zavvi) no passado ano de 2012, foi recentemente anunciado que a mesma empresa que passará a administrar a HMV, a Deloitte, também irá administrar a Blockbuster. 

O processo de administração, como assim é chamado no Reino Unido, é uma etapa inicial do processo de insolvência, onde a empresa em causa verá avaliada a sua capacidade de se manter ou não no mercado actual. Em caso negativo, a empresa poderá mesmo declarar falência. Nessa situação, cerca de 4000 empregados poderão estar sujeitos a ver o seu posto de trabalho em risco, mas segundo as afirmações da empresa, tudo leva a crer que é precoce assumir essa situação. Por enquanto, aparenta tratar-se de uma medida preventiva, visto que a loja continuará a exercer a sua actividade com relativa normalidade e aceitar os cartões oferta, ao contrário da HMV, que tem gerado descontentamento nos consumidores habituais que os receberam como prendas de Natal. As medidas a tomar serão, por enquanto, ao nível da gestão/administração da empresa, que já declarou encontrar-se em situação estável.

Blockbuster, a popular loja e videoclube que há vários anos já tinha declarado falência em Portugal encerrando todas as suas lojas, manteve alguma estabilidade de negócios no Reino Unido nos anos seguintes. No entanto, foi agora no início deste ano que a empresa demonstrou encontrar-se em evidentes dificuldades. Será a pressão dos mercados internacionais em crise ou alterações feitas às leis (incluindo impostos) que estão por em causa o funcionamento destas empresas? Ou será simplesmente a extrema concorrência que as lojas têm enfrentado entre si, com reduções dos preços de lançamento cada vez mais rápidas e acentuadas, levando a uma situação insustentável para muitas destas lojas?

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :