Playstation 2: uma consola com muitas surpresas

A Playstation 2 foi, em Portugal e em grande parte do mundo, uma das consolas mais populares e bem sucedidas dos tempos recentes. Com uma biblioteca invejável de títulos de grande qualidade a preço acessível e fáceis de encontrar, esta consola também é caracterizada por apresentar uma lista quase infindável de títulos de má ou mesmo péssima qualidade, muitos dos quais provenientes de empresas desconhecidas, sem experiência na indústria e sem meios técnicos e financeiros para produzir um bom jogo.

Simultaneamente, é uma das consolas onde se torna mais dificil definir quais serão os títulos potencialmente raros ( tendo em conta a facilidade com que muitos títulos ainda aparecem à venda, novos ou usados, é pertinente utilizar o verbo no futuro). Não são Metal Gears nem Kingdom Hearts nem mesmo Personas ou Silent Hills, entre uma lista infindável de títulos populares, que se virão a tornar raros. É possível que os preços de alguns destes jogos venham a subir até valores desconfortáveis futuramente devido à sua popularidade mas, à semelhança do que acontece noutras plataformas antigas, o elevado número de cópias disponível irá contrariar o grau de raridade avaliado unicamente pelo preço.

No entanto, mesmo sendo uma consola tão popular, esconde um conjunto de surpresas que foi lançado em território europeu (PAL) que passa ao lado de muita gente - por desconhecimento ou simplesmente por falta de interesse -  que reunem todas as condições para se tornarem realmente raros. Este artigo pretende dar a conhecer algumas dessas situações, mas, como deverão imaginar, é muito dificil elaborar uma lista definitiva tendo em conta a quantidade de títulos existentes na consola. Focaremos, nesta lista, os títulos mais interessantes e importantes para uma colecção de PS2. Alguns jogos são bons, outros são maus , mas a lista pretende deixar de parte aqueles que realmente não têm o mínimo interesse para colecção ou são realmente péssimos. Trata-se de uma lista com previsões a médio e longo prazo, significando que variados destes jogos ainda se vão encontrando à venda a preços acessíveis, mas o facto de não serem populares (com duas excepções) ganham particular destaque.

Rule of Rose

Possivelmente um dos títulos raros mais conhecidos devido à polémica do seu lançamento e retirada do mercado no UK. Embora exista uma versão UK que tenha sido entretanto indisponibilizada, este título encontrou particular expressão nos mercados de Itália e França. Sendo um título obscuro que ao contrário de tantos outros se tornou conhecido, a procura por ele por parte dos países onde não foi lançado tornam-no num jogo particularmente difícil de encontrar.

Ocean Commander

Um shmup estilo japonês de qualidade questionável lançado em quantidades extremamente reduzidas. Existem rumores que diziam que para um jogo ser lançado para a PS2 em território europeu em países específicos, não poderia haver uma tiragem inferior a cerca de 1800 cópias. Outros rumores indicam que este jogo foi um dos poucos casos onde a tiragem correspondeu a esses mínimos. Embora não seja exclusivo de Itália e exista uma versão UK extremamente rara, o jogo era totalmente desconhecido e ignorado pelo mercado italiano, acabando por atingir o cesto das promoções a 5 euros em lojas e sites. Actualmente já é muito complicado encontrar a versão europeia deste jogo.

Ar Tonelico

Mais um título lançado pela 505 Gamestreet, actual 505 Games. Esta pequena empresa, como várias outras de mesma dimensão, tem sido responsável por publicar títulos interessantes (e outro não tão interessantes...) no mercado europeu que de outra forma nunca veriam em terras ocidentais a luz do dia. No entanto, devido às suas limitações, as tiragens dos jogos que remetem para o mercado é, com algumas excepções, reduzida e restrita por vezes a determinados países.  Ar Tonelico é um RPG japonês que teve inclusive direito a sequela lançada em Portugal (Ar Tonelico 2) e ainda um terceiro jogo lançado na PS3 (Qoga). O primeiro título, no entanto, não saiu em todo o território PAL e ameaça tornar-se complicado de arranjar -  se já não o for!

GigaWing Generations, Raiden III, Homura



Estes três títulos japoneses, também lançados pela 505 Games, são apenas os três exemplos mais marcantes de uma panóplia de variados outros Shmups japoneses que esta empresa, muito surrateiramente, disponibilizou no mercado europeu. A tiragem e a procura de alguns deles é suficientemente pequena para não ter havido disponibilidade em todos os países e para terem ido parar ao cesto das promoções noutros. Já são particularmente obscenos de encontrar.

Shin Megami Tensei (SMT) Devil Summoner

A série SMT é particularmente conhecida entre os amantes de títulos japoneses. Na europa, vários deste estilo foram lançados, inclusive estagnaram no stock de certas lojas e baixaram radicalmente de preço ao ponto de estarem disponíveis a 10 euros até na Fnac. No entanto, este título, por algum motivo alheio, tornou-se significativamente mais complicado de encontrar que os seus irmãos.

Everblue 

É certo que este título da Arika não se compara, em termos de raridade, a qualquer um dos outros referidos nesta lista. No entanto, a verdade é que o aparente desinteresse em jogos de mergulho fez com que as massas ignorassem este jogo. O resultado acaba por ser num estranho desaparecimento do jogo, que continua a aparecer ainda preços baixos mas sempre em números limitados. É um jogo que convém ter debaixo do olho. O jogo tem uma sequela que por enquanto ainda existe em quantidade considerável nos negócios da internet, e teve continuação na Wii com a série Endless Ocean.

Mana Khemia Allchemists of Al-Revis Premium Edition

À semelhança do Everblue, não é ainda propriamente raro, mas não haja dúvidas que potencialmente poderá vir a ser. Após a descida de preço, desapareceu de alguns países, restando apenas algumas cópias espalhadas pela internet. Além disso, pelo facto de se tratar de uma edição acompanhada de extras numa caixa frágil de cartão e de praticamente não ter havido um lançamento do jogo normal sem ser esta premium edition, acresce ao factor preço/raridade a dificuldade futura de se vir a encontrar uma cópia em bom estado. É de aproveitar enquanto ainda se encontram cópias.

Hard Knock High, Dragon Sisters, All Stars Fighters, Global Defense Force, Global Defense Force Tactics





Praticamente todos lançados pela Game Essentials, estes títulos são versões europeias de jogos lançados numa linha low budget no Japão. Dos imensos que sairam no japão, ainda houveram bastantes que alcançaram a Europa, mas estes que refiro serão certamente os mais interessantes para uma colecção de PS2.

Compilações da SNK - King of Fighters Orochi Saga, King Of Fighters 98 Ultimate Match, Samurai Shodown Anthology, Sengoku Anthology 


Estas compilações da SNK surgiram nos últimos momentos de grande actividade na vida da PS2. Existem mais para além destes, mas é um facto que o seu grau de raridade é muito diversificado. Os que estão nesta lista são aqueles que potencialmente poderão tornar-se muito complicados de arranjar. Os restantes, que incluem, entre outros, o Fatal Fury Archives vol. 1 (o 2 nunca saiu na Europa), SNK Arcade Classics e World Heroes Anthology,  são significativamente mais comuns e menos "perigosos" de se tornarem excessivamente complicados arranjar, mas... nunca se sabe o futuro! O Sengoku Anthology já se começa a destacar do resto da lista, tal como o Samurai Anthology, mas ao contrário deste último não saiu nem na Wii nem na PSP, por isso, se quiserem definir prioridades, já sabem por onde começar!

Jak and Daxter: A Fronteira Perdida / The Lost Frontier e Motorstorm Artic Edge

Existe apenas um motivo pelo qual decidi incluir estes jogos nesta lista. Sendo essencialmente títulos destinados à PSP que tiveram direito a uma versão PS2 em fins de vida, a versão PS2 teve uma tiragem bastante inferior. Como se tratam de títulos pertencentes a séries muito populares (com destaque para o Motorstorm da PS2 ser uma série que teve início na PS3), deveriam existir em maior quantidade à venda e isso não se verifica. É natural que a tiragem destes jogos não tenha sido excessivamente pequena como tantos outros nesta lista, mas o facto de pertencerem a séries populares e aparecerem em tão pequeno número para o que seria normal, fez com que tomasse a decisão de os incluir nesta lista em jeito de alerta. Estes jogos vinham numa caixa laranja pouco convencional. Penso que apenas mais dois jogos para além desses foram lançados com a caixa da mesma cor.

Fire Pro Wrestling Returns 

Lançado apenas em Itália e Portugal (e Espanha?), este jogo é basicamente uma espécie de port de um clássico wrestler da SNES. É mais um jogo que foi parar ao cesto das promoções e que é conhecido noutros países europeus onde o jogo não foi lançado, motivo pelo qual tem alguma procura e atinge preços ainda consideráveis no mercado internacional. Era muito fácil de encontrar mas entretanto praticamente desapareceu.

10.000 Bullets

Mais um jogo obscuro e pouco popular que esteve à venda até finalmente baixar de preço e praticamente desaparecer do mercado. Este título é conhecido por cá apesar de tudo, devido à grande disponibilidade em Portugal nas principais lojas. O jogo ainda se encontra com alguma facilidade e aparenta não ter recebido uma tiragem tão reduzida assim, mas no entanto começa a dar sinais de estar a escassear sobretudo no UK e, consequentemente, poderá vir a subir de valor e a ser considerado medianamente raro.

Chandragupta, Cart Kings, Ra-One the Game, Hanuman Boy Warrior, Dhesi-Adda Games of India 



Certamente não é a reduzida tiragem e nem tão pouco a excelente qualidade destes jogos que os tornarão raros ou muito procurados, porque no caso destes jogos acontece precisamente o contrário. O simples facto de serem versões PAL que sairam exclusivamente na Índia, um país de onde não é propriamente fácil mandar vir jogos, podem vir a complicar drasticamente a facilidade de encontrar estes jogos, que já são conhecidos nas reservadas comunidades de coleccionadores de jogos para a PS2. Quem não tem conhecimento dos jogos antigos exclusivos da Escandinávia, que devem ter recebido cópias com alguma quantidade, e os valores que hoje atingem? O Ra-One também saiu na PS3 através da Playstation Network, pelo que a versão PS2 é a única versão física que existe. Ah, e posso desde já avisar que estes jogos são tendencialmente maus.

Raw Danger 

Este título perfeitamente obscuro é uma sequela de outro título muito pouco conhecido: o S.O.S. The Final Escape. Lançado pela 505 Games, é deveras complicado de se encontrar. Trata-se de um jogo inspirado em catástrofes naturais e na sobrevivência dos personagens, à semelhança do muito popular Disaster: Day of Crisis para a Wii. Não saiu em todos os países e é dos poucos casos onde a tiragem foi efectivamente reduzida.

Space War Attack


De todos os jogos lançados pela 505 Games, Space War Attack encontra-se no topo dos mais difíceis de arranjar. Ao contrário de outros títulos que entretato escassearam e se tornaram parcialmente raros, o Space War Attack nunca viu uma abundância muito grande à venda na internet. Poder-se-á ter restringido a lojas físicas e até ter existido com alguma quantidade, mas não deixa de ser actualmente um dos senão mesmo o jogo da 505 Gamesmais difícil de arranjar.

Armored Core Last Raven

A série Armored Core recebeu vários títulos na PS2. Se por um lado os Armored Core 2, Another Age, 3 e Nexxus são muito comuns, existem outros que tiveram tiragens muito inferiores, nomeadamente os Armored Core Nine Breaker e Last Raven. Estes dois últimos andaram muito tempo com o mesmo grau de raridade, mas mais recentemente o Last Raven tem vindo a desaparecer, não havendo tantas cópias como antes a circular na internet.

Police 24/7 


Este jogo esteve presente em salas de arcadas mas recebeu uma versão para PS2. É conhecido no Japão como The Keisatrukan: Shinjuku Cop 24 Hours. Permite utilizar o Eyetoy para nos obrigar a desviar dos disparos como a versão arcade. Curiosamente, é um jogo desconhecido para uma grande parte das pessoas. Não se trata de um Time Crisis, mas também não é um mau jogo.

Jurassic Park Operation Genesis

Um simulador estratégico baseado na popular franchise que aparentemente não teve tanta popularidade assim e como tal limitou-se a uma tiragem em quantidade modesta. Desconhecido por muitos e ignorado por outros, o jogo é muito interessante, sobretudo para fãns dos dinosauros ou de estratégia do género. Este jogo tme duas particularidades que muitos dos outros jogos desta lista acabam por não ter: al´+em de bom, é muito interessante!

Michigan: Report From Hell


Um survival horror muito interessante e original que em temos ganhou alguma popularidade entre os coleccionadores de PS2 como potencial raridade da PS2 e que, vá-se lá saber porquê, me esqueci completamente de adicionar a esta lista! Neste jogo controlamos um cameraman amador que invesitga um estranho nevoeiro que tem transformado os seres humanos em estranhas criaturas.

Space Channel 5 Part 2


Por algum motivo, a sequela do popular jogo de dança inicialmente lançado para a Dreamcast não teve um lançamento em todos os países da Europa e a sua procura origina preços um pouco elevados - apesar de se verificar muita especulação desnecessária por este jogo. O facto de ter saído na PSN reduziu significativamente o seu potancial valor. A verdade é que fontes mais oficiais indicam que a tiragem fora do Japão foi muito reduzida. O jogo foi lançado em Portugal, embora não me lembre pesosalmente de o ver à venda por estas terras.

Desta lista ficam fora vários jogos que são excessivamente maus / desinteressantes / que não merecem a devida atenção e que potencialmente também serão raros. No entanto, existem outros que poderão ter sido esquecidos e que se calhar poderiam muito bem também entrar nesta lista. Por isso, podem comentar e dar sugestões para a completar.

Pedro Dias

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

5 comments :

  1. porreira
    ainda bem qe fizeste
    ja nao me lembrava de alguns

    ReplyDelete
  2. Apesar de já ter alguns, são jogos a ter em atenção. Faltam-me tantoooooooos :<

    ReplyDelete
  3. Como era de esperar, já tenho pelo menos mais dois títulos a acrescentar a essa lista. Ver se faço um update

    ReplyDelete
  4. Excelente agora estou incentivado a terminar de montar meu acervo essa raridades.

    ReplyDelete
  5. Muito boa sua análise sobre essas raridades de PS2, acredito que ainda tem muita coisa nesse baú escondido que não foram revelados, parabéns :D

    ReplyDelete