Animes videojogáveis: uma retrospectiva do fenómeno em Portugal e na Europa - Parte 6: Especial Naruto

Naruto é uma série Shonen que dura há mais de uma década e que desde há algum tempo se tornou num dos animes mais populares de sempre. A série conta a história de um rapaz chamado Uzumaki Naruto, que tem no seu interior um demónio-raposa de 9 caudas ('Nine Tails') que no passado atacou a vila de Konoha. Os shinobis mais experientes tentaram travar a destruição, mas foi o 4º Hokage, um dos mais poderosos shinobis e líder de Konoha, que conseguiu selar os poderes da raposa no rapaz recém-nascido. Naruto tornou-se assim num Jinchuuriki (um shinobi portador de um dos 9 demónios de caudas dentro de si). O 4º Hokage gostava que Naruto fosse visto como um herói, mas a verdade é que a população mais adulta da vila viam Naruto como uma ameaça e desprezavam-no, sabendo que tinha dentro de si o demónio que, no passado, tantas vítimas causara. Naruto vivia assim na solidão, renegado pelos compatriotas da própria vila, e como tal começou a comporta-se de forma irregular, na tentativa de chamar a atenção. No entanto, o rapaz que quase todos odeiam e que sempre viveu renegado pela sociedade acaba por desenvolver um grande sonho e fará tudo para o conseguir realizar: tornar-se Hokage e superar todos os quatro Hokages anteriores. A história, caracterizada por ter momentos épicos e outros menos bem realizados, desenrola-se de uma forma fantástica no seu geral e, ainda mesmo nos dias de hoje, passados todos estes anos, se consegue tornar impressionante, com plot-twists tão bem elaborados que dão a entender que o seu autor pensou neles logo desde o início que começou a contar a história e que só ao fim de centenas de capítulos é que são revelados. 


A história do manga/anime começa por nos contar os momentos em que Naruto consegue graduar-se da academia de Shinobis e tornar-se num ninja juvenil ('genin') depois de aprender a dominar uma versão proíbida e de nível avançado do seu jutsu mais fraco (chamado Kage Bushin No Jutsu, ou Shadow Clone em inglês). Tudo graças ao seu professor Iruka, uma das poucas pessoas da vila que acompanhou a infância de Naruto e reconhece a sua força de vontade e dedicação, compreendendo os momentos difíceis que o jovem passou numa infância de solidão. Os pais de Iruka foram mortos pelo Nine Tails que Naruto tem dentro de si, mas Iruka sempre o viu como um rapaz normal que enfrentou momentos difíceis.  É a partir desse momento que irá conhecer os seus membros de equipa das missões, Sakura e Sasuke e o seu treinador Kakashi, bem como outros membros de outras equipas com personalidades, habilidades e histórias muito distintas. Todos eles virão a ter um papel importante no desenrolar da história e quase se torna impossível não vir a gostar de um ou vários deles em particular. 

O anime está dividido em dois momentos em especial: a série original Naruto e a série Naruto Shippuden, quando Naruto já é mais velho e muito mais evoluído, com 16 anos de idade. Os jogos acompanham a evolução da série.

Nintendo GameCube
A Gamecube recebeu o primeiro jogo de Naruto a ser lançado na Europa, apesar de tal facto ser do desconhecimento geral de muita gente. Trata-se de um dos mais interessantes jogos de luta, da série Clash of Ninja. Esta série foi muito popular no Japão e recebeu alguns lançamentos nos Estados Unidos, mas o único jogo que saiu na Europa não chegou ao nosso país. Chama-se Naruto Clash of Ninja European Version e, na prática, trata-se do jogo Clash of Ninja II (Gekitou Ninja Taisen 2 no Japão). É um jogo de luta muito bom, com uma mecânica semelhante à saga Budokai de Dragon Ball. Saiu em Novembro de 2006. Ao contrário de quase todos os restantes jogos, Clash of Ninja foi produzido pela Tomy e não pela Namco Bandai.

Sony Playstation 2
Os seguintes jogos de Naruto a chegar à Europa foram lançados na PS2, pertencentes à série Ultimate Ninja, e tratam-se todos eles de jogos de luta com pequenos modos de história. Muito poucas pessoas conheciam Naruto quando o primeiro jogo desta série saiu, visto que o sucesso ainda não tinha chegado ao nosso país. O primeiro jogo, Naruto: Ultimate Ninja, foi lançado em Fevereiro de 2007 e baseia-se na história e nos cenários do início da série, a saga de Zabuza/Haku e a primeira parte dos exames de graduação Chuunin. Na França, este jogo teve direito a uma mini Special Edition que inclui uma slipcase exterior e um DVD de animação bónus com os primeiros episódios da série. O segundo jogo, Naruto: Ultimate Ninja 2, saiu em Outubro de 2007 e baseia-se no início da história original e numa segunda história imaginária. A segunda história não existe no anime e passa-se entre a procura de Tsunade e salvamento de   Sasuke. Naruto: Ultimate Ninja 3 saiu em Setembro de 2008 e inclui um novo Story Mode que conta toda a história do início da série até ao primeiro grande confronto entre Naruto e Sasuke de forma muito sintética, saltando várias partes importantes do anime. 

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4 foi o primeiro jogo lançado da série Shippuden, em Maio de 2009. o jogo em Portugal e em alguns países vinha acompanhado de uma slipcase exterior com relevo. O modo de história deste jogo fica-se a meio da saga do salvamento de Gaara das mãos da Akatsuki, no início da série Shippuden, e depois segue um rumo mais livre e alternativo. Por fim, o último jogo desta série da PS2 foi Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 5, lançado em Novembro de 2009, e conta a história até ao final do momento em que Sasuke é substituído por Sai, incluindo também o Yamato.




A Playstation 2 recebeu ainda uma série de jogos de inferior qualidade chamada Uzumaki Chronicles, que se focava mais em modos de história e missões do que em combate, como os jogos da série Ultimate Ninja. Esta série foi muito mal tratada na PS2, visto que o jogo foi lançado muito cedo face à apresentação da série nos EUA e continha demasiados spoilers. Consequentemente, foram eliminados vários movimentos, personagens e alterados alguns nomes dos ataques. O Rasengan de Naruto foi substituído por Power Strike... Naruto Uzumaki Chronicles foi lançado em Maio de 2007 e Naruto Uzumaki Chronicles 2 saiu em Março de 2008. Esta série teve continuação na PSP apesar de receber os títulos alterados, o que torna dificil perceber que existe uma relação entre os jogos da PSP e estes da PS2.


Sony PSP
A PSP recebeu inúmeros títulos, incluíndo uma versão portátil da saga Ultimate Ninja chamada Ultimate Ninja Heroes. Todos eles são jogos de luta. Naruto: Ultimate Ninja Heroes foi o primeiro jogo a ser lançado, em Novembro de 2007, e baseia-se no Naruto: Ultimate Ninja 2 da PS2, mas com alterações muito significativas ao conteúdo, já que grande parte dos personagens, história e movimentos foram removidos deste jogo. O segundo título, Naruto: Ultimate Ninja Heroes 2 - The Phantom Fortress, lançado em Agosto de 2008, é na prática o mesmo jogo lançado anteriormente, mas com os conteúdos originais que tinham sido removidos ao primeiro título. Uma forma muito ingrata da Namco Bandai se comportar para vender o mesmo produto em dois títulos separados...

A saga Ultimate Ninja Heroes fez uma pausa para dar lugar a uma sequela ao título Naruto Uzumaki Chronicles 2 da PS2 com o jogo Naruto Shippuden Legends: Akatsuki Rising, que nos chegou em Setembro de 2009. Este jogo  foca-se no início da série Shippuden, quando ocorrem os confrontos com os vários membros da Akatsuki até ao confronto com Sasori. Alguns meses depois, em Março de 2011, seria lançada uma nova sequela chamada Naruto Shippuden: Kizuna Drive. Este jogo conta uma história alternativa que se foca numa vila pequena, inexistente no Manga, antes do início da saga em que Sasuke irá confrontar o seu irmão, Itachi. Já inclui também a nova equipa de Sasuke, constituída por Juugo, Karin e Suigetsu.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Heroes 3 retomou a saga dos jogos de luta com o seu lançamento em Maio de 2010 e situa-se no universo da série que vai até à saga de Pain. Por último, a PSP recebeu ainda Naruto Shippuden Ultimate Ninja Impact em Novembro de 2011, um jogo ao estilo de Dynasty Warriors que nos conta a história de grande parte da série Shippuden desde o salvamento de Gaara até à reunião dos Kage, a parte da história que antecede a Quarta Guerra Shinobi e a Shinobi Alliance.




Todos estes jogos lançados para a PSP tiveram direito a receber uma versão Low Cost, dado o sucesso de vendas destes títulos na Europa. Naruto: Ultimate Ninja Heroes recebeu uma versão Platinum e os restantes 5 jogos lançados para a PSP tiveram direito a uma versão PSP Essentials. As datas de lançamento destas versões são algo incertas, especialmente no caso português, em que uma parte dos jogos pertencentes a esta gama tiveram lançamento posterior.



Nintendo Wii
Os jogos lançados para a Wii resultam de uma adaptação da mecânica dos jogos de luta originais para a Gamecube, produzidos em exclusivo para o Ocidente (o Japão recebeu jogos parcialmente diferentes). Naruto: Clash of Ninja Revolution European Version saiu em Março de 2008 e abrange a segunda metade dos exames Chuunin e vai até história da procura da Tsunade, após a morte do 4º Hokage. Naruto: Clash of Ninja Revolution 2 European Version saiu em Fevereiro de 2009 e infelizmente não chegou ao mercado português por razões obsoletas. A história do jogo foi especialmente concebida para o mesmo em género de spinoff da série principal, como já acontecera noutros jogos anteriores. Naruto: Clash of Ninja Revolution III European Version abrange a série Shippuden e trata-se de uma versão melhorada da original americana, onde foram incluídas as vozes em japonês. Saiu em Abril de 2010 e, ao contrário da sua prequela, chegou ao mercado português. O último título a sair para a Wii foi Naruto Shippuden: Dragon Blade Chronicles European Version e foi lançado apenas nalguns países europeus, com destaque para a Itália, visto que a empresa que o localizou foi a 505 Games. Saiu em Novembro de 2010.



Nintendo DS
A DS recebeu duas sagas de jogos diferentes. A primeira saga a sair na Europa para a Nintendo DS foi a Ninja Council (conhecido no japão como a série Saikyou Ninja Daikesshuu), que originalmente começou a ser lançada no GBA (Japão e EUA), sem que nenhum jogo anterior à DS tenha alcançado o mercado europeu. A correspondencia dos títulos europeus aos americanos e japoneses na Saga Ninja Council  é muito confusa! 

Naruto: Ninja Council European Version corresponde, na prática, ao terceiro título lançado nos EUA (sequela dos dois anteriores do GBA) e ao quarto no Japão (que anteriormente tinha recebido dois títulos para GBA e um para a DS). Saiu em Outubro de 2007. Já Naruto: Ninja Council 2 European Version foi o segundo título a ser lançado para a DS na Europa, em Outubro de 2008 e corresponde, na prática, ao terceiro título da saga a sair no mercado japonês. Ou seja, Os títulos europeus Ninja Council e Ninja Council 2 sairam com ordem invertida em relação ao Japão, já que o primeiro corresponde ao Saikyou Ninja Daikesshuu 4 e o segundo corresponde ao Saikyou Ninja Daikesshuu 3. Os Estados Unidos nunca receberam uma versão de Saikyou Ninja Daikesshuu 3, ao contrário da Europa. Naruto Shippuden: Ninja Council 3 European Version corresponde ao quarto título desta saga a chegar aos EUA e ao quinto a ser lançado no Japão. Por fim, Naruto Shippuden: Naruto VS Sasuke foi o último título a chegar ao mercado europeu e também pertence à saga Ninja Council. Este último jogo, lançado em Novembro de 2010, ficou restrito a Itália e alguns países circundantes, visto que foi distribuído pela italiana 505 Games.

GBA:
 - Naruto: Saikyou Ninja Daikesshuu (JP) = Naruto Ninja Council (EUA) = Não lançado na Europa
 - Naruto: Saikyou Ninja Daikesshuu 2 (JP) = Naruto Ninja Council 2 (EUA) = Não lançado na Europa

DS:
- Naruto: Saikyou Ninja Daikesshuu 3 (JP) = Não lançado nos EUA = Ninja Council 2 European Version
- Naruto: Saikyou Ninja Daikesshuu 4 (JP) = Naruto Ninja Council 3 (EUA) = Ninja Council European       
   Version
- Naruto: Saikyou Ninja Daikesshuu 4 (JP) = Naruto Ninja Council 4 (EUA) = Ninja Council 3 European
   Version
- Naruto Shippuuden: Saikyou Ninja Daikesshuu - Gekitou! Naruto vs. Sasuke = Naruto Shippuden:
   Naruto VS Sasuke (USA e EU)



A outra saga a alcançar a Europa foi Ninja Destiny, e desta vez não houve nenhuma confusão com correspondências e títulos. Tratam-se de jogos exclusivamente de luta em 3D. Naruto: Ninja Destiny European Version saiu em Fevereiro de 2008 e Naruto: Ninja Destiny II European Version chegou-nos em Outubro de 2010. Apesar de, no Japão e EUA, este segundo título ter saído para a série Shippuden, a Europa recebeu uma versão incompleta que excluía todas as referências a essa segunda série pelo facto de ela ainda não ter alcançado a Europa no momento em que decidiram lançar o jogo. Não teria sido uma atitude mais inteligente e económica aguardar para que a série chegasse à Europa antes de o lançar???



Xbox 360
Infelizes de não terem ainda nenhum jogo destinado à Xbox 360 devido ao menor sucesso da consola no Japão, onde grande parte dos jogos de Naruto eram produzidos, o apelo dos fãns norte-americanos acabaram por incentivar a Ubisoft a adquirir os direitos da série para produzir dois títulos exclusivos para a consola da Microsoft. O primeiro desses títulos foi Naruto: Rise of a Ninja, lançado em Novembro de 2007 (e mais tarde na linha Classics original em Outubro de 2009, sofrendo ainda uma actualização do design desta linha quando a Xbox Slim foi lançada), e baseia-se nas três primeiras partes da série original, desde o seu início até à invasão de Konoha e Gaara se transformar no Shukaku. O jogo mistura elementos de acção/luta/RPG nos modos de combate, com 3D Platformer nos modos de aventura. 


Posteriormente, a Ubisoft lançou Naruto: The Broken Bond na Europa em Novembro de 2008. O jogo é uma sequela ao título anterior da mesma consola, continuando a história onde ela tinha terminado até ao salvamento de Sasuke e ao seu primeiro grande confronto com Naruto.


A partir daqui, os restantes títulos lançados para a Xbox 360 deixaram de ser exclusivos. A série Ultimate Ninja, produzida pela Namco Bandai, passou a ser lançada também na consola da Microsoft. Embora o primeiro título para as consolas HD fosse exclusivo da PS3, o segundo já saiu na Xbox 360. Assim, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 foi o primeiro jogo de luta e de aventura da saga Ultimate Ninja (que teve início na PS2) a chegar a uma consola que não fosse da Sony. 

Sony Playstation 3
O primeiro título a sair na consola HD da Sony apresentou-se como um exclusivo da mesma. Inspirando-se na mecânica e jogabilidade da saga Ultimate Ninja da PS2, foi lançado Naruto: Ultimate Ninja Storm. Este jogo de luta em 3D saiu na Europa em Novembro de 2008 e teve direito a uma Collector's Edition. O jogo acompanha os cenários e personagens do início da série original até ao momento do salvamento de Sasuke e do grande confronto entre ele e Naruto. 



Sony Playstation 3 e Microsoft Xbox 360
As duas consolas caseiras HD deixaram, então, de receber exclusivos e partilharam os lançamentos subsequentes.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2, a sequela do anterior exclusivo da PS3, foi lançado em Outubro de 2010 para PS3 e Xbox 360. Teve direito a Collector's Edition para ambas as plataformas. Um ano mais tarde, em Outubro de 2011, foi republicado nas linhas Classics (Xbox 360) e Platinum (PS3)


     



Antes da saída do terceiro título da saga Ultimate Ninja Storm, foi lançado o jogo Naruto: Ultimate Ninja Storm Generations em Março de 2012. Este jogo teve direito a uma edição chamada Card Edition e as pessoas que reservaram o jogo normal receberam também um pacote com Trading Cards. É o jogo com a história mais extensa de sempre, que vai desde o início da série até à reunião dos 5 Kages, antes da quarta guerra Shinobi e da Shinobi Alliance. Aconteceu um caso peculiar com a loja Zavvi no Reino Unido. Esta loja seria supostamente a única naquele país a colocar à venda a Card Edition, mas na altura de lançamento do jogo essa edição foi subitamente substituída pelo jogo normal, que incluia apenas um Booster Pack bónus.



O último jogo será lançado já na proxima semana, no dia 08/03/2013. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 é o primeiro jogo desta saga a conseguir o inacreditável feito: além de acompanhar o anime na etapa que se encontra a ser actualmente transmitida no Japão, possui algumas partes que ainda não foram transmitidas e que apenas apareceram no Manga. Há diversos anos atrás isso seria totalmente impensável na Europa.

O jogo foca-se essencialmente na quarta guerra dos Shinobis, em que Kabuto e Tobi invocam um exército de White Zetsus e dos mais poderosos Shinobis que viveram no passado desde há várias gerações através do Impure World Resurrection Jutsu. Os trailers deste jogo revelam já informações cruciais para os que não acompanham os episódios japoneses, como Naruto tornar-se num parceiro de Kurama (Nine Tails) e passarem a ser capazes de alternar os seus poderes entre si tal como o Killer Bee. 

Este jogo terá direito a duas edições especiais na Europa: a Will of Fire Edition (Naruto) e a True Dispair Edition (Sasuke). Para além disso, foi lançado um pack de conteúdos extra chamado Ultimate Ninja Kit  pelo valor de 10 euros, que inclui um desconto de 5 euros na compra do jogo, como forma de reserva. Este Kit não chegou a Portugal. 

Será lançada a Day One Edition em várias lojas para aqueles que fizeram reserva do jogo, que inclui um DLC com o fato de Goku e uma carta de edição limitada. Na Austrália, será lançada a Manga Edition, que inclui os mesmos conteúdos da Day One Edition acompanhados de um Artbook com cerca de 200 páginas.


            



Nintendo 3DS
O primeiro título lançado para a 3DS foi Naruto Shippuden 3D: The New Era. Conta uma história alternativa em que Tsunade cancelou o pacto com os restantes Kage e deu-se início a uma nova guerra entre os países. Trata-se de um sidescroller de acção/aventura em 3D que foi lançado em Julho de 2011, pouco depois do lançamento da consola na Europa.

O segundo título, Naruto Powerful Shippuden, pertence a um anime spinoff independente da série  Shippuden, com personagens em versão 'chibi' e colocando também Rock Lee como personagem em destaque. O jogo é um beat'em up animado em 3D. 



Cronologia Naruto
24/11/2006 - Naruto: Clash of Ninja European Version (GC)
09/02/2007 - Naruto: Ultimate Ninja (PS2)
                      - Naruto: Ultimate Ninja Edition Limitée (PS2)
25/05/2007 - Naruto Uzumaki Chronicles (PS2)
14/09/2007 - Naruto: Ultimate Ninja Heroes (PSP)
05/10/2007 - Naruto: Ninja Council European Version (DS)
19/10/2007 - Naruto: Ultimate Ninja 2 (PS2)
02/11/2007 - Naruto: Rise of a Ninja (Xbox 360)
15/02/2008 - Naruto: Ninja Destiny European Version (DS)
07/03/2008 - Naruto Uzumaki Chronicles 2 (PS2)
28/03/2008 - Naruto: Clash of Ninja Revolutions European Version (Wii)
11/07/2008 - Naruto: Ultimate Ninja Storm (PS3)
                      - Naruto: Ultimate Ninja Storm Collector's Edition (PS3)
                      - Naruto: Ultimate Ninja Heroes 2 - The Phantom Fortress (PSP)
15/09/2008 - Naruto: Ultimate Ninja 3 (PS2)
03/10/2008 - Naruto: Ninja Council 2 European Version (DS)
21/11/2008 - Naruto: The Broken Bond  (Xbox 360)
28/01/2009 - Naruto: Ultimate Ninja Heroes Platinum(PSP)
13/03/2009 - Naruto: Clash of Ninja Revolutions 2 European Version (Wii)
01/05/2009 - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4(PS2)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4 (Slipcase version) (PS2)
18/09/2009 - Naruto: Ninja Council 3 European Version (DS)
24/09/2009 - Naruto Shippuden: Akatsuki Rising (PSP)
02/10/2009 - Naruto: Rise of a Ninja Classics  (Xbox 360)
27/11/2009 - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 5 (PS2)
09/04/2010 - Naruto Shippuden: Clash of Ninja Revolutions III European Version (Wii)
14/05/2010 - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Heroes 3 (PSP)
02/07/2010 - Naruto: Ultimate Ninja Heroes 2 - The Phantom Fortress PSP Essentials (PSP)
29/09/2010 - Naruto: Ninja Destiny II European Version (DS)
15/10/2010 - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 (PS3)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2  (Xbox 360)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 Collector's Edition (PS3)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 Collector's Edition (Xbox 360)
12/11/2010 - Naruto Shippuden: Naruto VS Sasuke
19/11/2010 - Naruto Shippuden: The Dragon Blade Chronicles (Wii)
25/03/2011 - Naruto Shippuden: Kizuna Drive (PSP)
17/06/2011 - Naruto Shippuden 3D: The New Era (3DS)
12/08/2011 - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 Platinum (PS3)
21/10/2011 - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 Classics (Xbox 360)
11/11/2011 - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Impact (PSP)
09/12/2011 - Naruto Shippuden: Akatsuki Rising PSP Essentials(PSP)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Heroes 3 PSP Essentials(PSP)
30/03/2012 - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations (PS3)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations (Xbox 360)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations Zavvi Booster Pack Edition (PS3)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations Zavvi Booster Pack Edition (Xbox 360)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations Card Edition (PS3)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations Card Edition (Xbox 360)
06/07/2012 - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Impact PSP Essentials (PSP)
07/09/2012 - Naruto Shippuden: Kizuna Drive PSP Essentials(PSP)
08/03/2013 - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 (PS3)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 (Xbox 360)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Day 1 Edition (PS3)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Day 1 Edition (Xbox 360)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Will of Fire Edition (PS3)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Will of Fire Edition (Xbox 360)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 True Dispair Edition (PS3)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 True Dispair Edition (Xbox 360)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Artbook Edition (PS3)
                      - Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Artbook Edition (Xbox 360)
18/03/2013 - Naruto Powerful Shippuden (3DS)

E por aqui acabam os jogos da série Naruto, que certamente receberá muitos mais títulos no futuro! Espero que tenham gostado. A proxima parte será especialmente dedicada ao Dragon Ball. Até breve!

Pedro Dias.

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

1 comment :

  1. Muito bom trabalho. Fico à espera do próximo ;)

    ReplyDelete