Animes videojogáveis: uma retrospectiva do fenómeno em Portugal e na Europa - Parte 7: Especial Dragon Ball


Dragon Ball é, provavelmente, o mais popular anime alguma vez criado e um dos principais responsáveis por ter atraído, na sua época, muitos novos fãns para as séries de animação japonesa. Criada por Akira Toriyama, esta série ficou muito popular pelos seus combates épicos, heróis e vilões carismáticos com penteados alternativos e pela narrativa prolongada, onde cada início de combate ficava demarcado por uma troca de olhares e palavreados que demoravam vários episódios. A série começou no Japão em 1989 e um dos primeiros países do mundo exteriores ao Japão a viver a verdadeira euforia foi a França, que recebeu os episódios muito antes do resto do mundo ocidental. Esta série deu origem a imensos jogos que ainda hoje continuam a surgir, dada a popularidade que a série alcançou. Portugal teve a sorte de receber a versão não censurada deste anime apesar de muitas críticas feitas ao seu grau de violência, contrariamente ao que aconteceu, por exemplo, nos Estados Unidos, onde a série foi alvo de algumas censuras.

As Dragon Balls são misteriosas bolas de cristal que se encontram espalhadas pelo mundo e que, quando reunidas, dão ao seu possuidor a capacidade de invocar um dragão, de nome Shenlong, que realizará qualquer desejo dentro de um conjunto pouco restrito de regras. De aspecto cristalino e cor de laranja, estas bolas são sete no total, cada uma individualmente identificada pelo número de estrelas vermelhas no seu interior. Son Goku é um rapaz dotado para as artes marciais que foi encontrado, ainda bebé, por um velho que vivia isolado numa montanha, e que tinha na sua posse a bola do dragão com as quatro estrelas. O jovem passou a sua infância a aprender artes marciais e a viver na montanha. Cuidando do rapaz enquanto criança, o velho (Son Gohan, a quem Goku chamava de avô) acaba por eventualmente falecer e o jovem rapaz irá acabar por meter-se em grandes aventuras pelo mundo inteiro à procura das bolas de cristal com a ajuda da Bulma, Kuririn (Krillin), Tartaruga Genial, Yamcha e de vários amigos. Pelo caminho, irá enfrentar diversas ameaças e inimigos poderosos, ao mesmo tempo que também conhecerá os seus amigos e aliados para toda a vida.


A história adquire proporções épicas quando, mais tarde, é revelado que Son Goku é descendente de uma poderosa raça de gerreiros do espaço conhecida como Saiyan, que representa uma ameaça para quase todo o universo. As crianças mais fracas desta poderosa raça são enviadas à nascença para planetas com povos mais fracos, para mais tarde os dominarem através do extermínio das raças que os habitam. Son Goku teve, no entanto, uma queda aparatosa na sua infância e perdeu a memória, tornando-se numa criança muito mais calma. O seu contacto com os humanos e as amizades que estabeleceu desde criança tornaram-no no mais poderoso aliadado dos terrestres contra as inúmeras ameaças que irá encontrar.


A série encontra-se dividida em duas partes principais: a série original Dragon Ball (quando Goku ainda é criança) e mais tarde a série Dragon Ball Z (com Goku já adulto, casado e com o seu primeiro filho, o Son Gohan). A terceira série, Dragon Ball GT, mostra-nos Goku a regressar à infância depois de Pilaf, um dos principais vilões da série original, invocar o Dragão com as sete bolas de cristal das estrelas negras e pedir que Goku voltasse a ser uma criança.

Nintendo Entertainment System (NES)
O primeiro jogo inspirado na série a sair na Europa seria então exlcusivo da França e foi lançado em 1988 para a NES, chamando-se Dragon Ball: The Adventure Begins!. Mais tarde, chegou também a ser lançado em Espanha, já em 1992, também em língua francesa. Este jogo baseia-se nos dois primeiros volumes do Manga original de Dragon Ball. Repare-se que o jogo foi lançado na França mesmo antes de haver uma série de animação, quando praticamente só havia o Manga no Japão. Surpreendente!


Super Nintendo Entertainment System (SNES)
A SNES recebeu igualmente quatro títulos distintos na Europa que se ficaram restritos a apenas alguns países, sobretudo a França e a Espanha. Existem relatos destes jogos terem chegado muito escassamente ao mercado Português: Dragon Ball Z, Dragon Ball Z La Légende Saien, Dragon Ball Z Ultime Ménace e Dragon Ball Hyper Dimension. O primeiro destes jogos, sem nenhum tipo de sub-título, é um jogo de luta com 10 personagens que vai desde o final da série Dragon Ball até ao torneio contra o Perfect Cell. O segundo, La Legende Saien, trata-se de uma sequela que começa onde o anterior acaba e foca-se nos filmes de animação onde se encontram personagens como Broly e Bojack, cujos nomes foram alterados por ainda não serem conhecidos na França na altura que o jogo foi publicado - ou terá sido mera ignorância dos tradutores? Ultime Menace não acrescenta muito aos jogos anteriores, pois para além de manter o número mágico de dez personagens, não inclui um modo de história. O melhor de todos estes jogos é mesmo Hyper Dimension, o úncio a sair na Europa com o mesmo título do original japonês. O jogo abrange as sagas de Cell, Freezer e Buu, mas mantém na mesma um leque limitado a 10 personagens.


Sega Mega Drive
A Mega Drive recebeu também na França um título conhecido: Dragon Ball Z L'Appel du Destin. Este jogo de luta recebeu posteriormente duas edições por parte da Ecofilmes em território português, com uma capa exclusiva de Portugal. Oficialmente, não existe outra versão europeia senão a francesa. A primeira destas versões portuguesas incluía um adaptador gratuíto para jogos multi-região, uma vez que o cartucho nela incluída era, na realidade, o da versão japonesa. Mas, posteriormente, foi lançada uma segunda versão que já inclui o cartucho na sua versão PAL em francês.



Sega Saturn
Em 1996 chegou ao mercado português aquele que se tornou num dos mais populares jogos de Dragon Ball Z. Tratava-se de Dragon Ball Z: The Legend para a Sega Saturn. Este jogo foi exclusivamente editado para o mercado francês mas felizmente também chegou a Portugal. Apesar de existir uma versão para a Playstation 1, a mesma nunca siau do mercado japonês. Por muitos fãns, ainda é considerado um dos melhores jogos da série lançados numa consola de geração passada. Esta versão da Saturn chegou-nos de duas formas, com o mesmo aspecto visual: uma primeira versão com as típicas caixas de cartão e, mais tarde, nas caixas de plástico com capa de papel. Trata-se de um jogo de luta que mistura gráficos 2D (personagens e ataques) com cenários 3D.

É sem qualquer dúvida o jogo mais complexo que foi lançado até ao momento, uma vez que abrange toda a história de Dragon Ball Z com algum grau de rigor, que nos obriga a tomar decisões de acordo com a história na série se quisermos obter o máximo de pontuação no final. Algumas dessas decisões passam por deixar certos personagens perder, para que os próximos apareçam a meio de um episódio, como por exemplo, teremos de deixar Krillin perder no episódio do Freezer se queremos que o Son Goku se transforme em Super Saiyan nesse episódio. Além disso, no intervalo de cada episódio, somos brindados com variadas imagens acompanhadas de uma banda sonora nostálgica que nos revelam os momentos mais marcantes da série, contando de forma sintética um pouco do que se passou. Em termos de conceito, pode-se considerar que é uma espécie de antepassado da série Tenkaichi, já que nenhum jogo de Dragon Ball até ao momento oferecia um grau de liberdade tão grande quanto este da Saturn. Aliás, comparando-o convencionais beat'em Ups 2D e 3D, chegamos à conclusão este jogo era bastante original.



Sony Playstation (PS1)
No ano anterior, mais precisamente em 1996, já a consola Playstation tinha o seu primeiro Beat'em Up inspirado na popular série de animação - Dragon Ball: Ultimate Battle 22, aquele que é considerado um dos piores beat'em ups em 2D alguma vez feitos com base na série. Além do jogo ser extremamente lento, os controlos era muito pouco amigáveis, os gráficos eram maus, muitos personagens estavam fora de escala... o único aspecto decente era mesmo a abertura do jogo. A versão original chegou ao nosso mercado em números extremamente reduzidos e era difícil de encontrar. Mais mais tarde, quando finalmente a febre de Dragon Ball alcançou o Reino Unido e outros países europeus, é que os fãns imploraram que este jogo fosse lançado nos países que nunca o receberam. Assim, tanto este jogo como o Dragon Ball: Final Bout tiveram uma reedição na Europa. A primeira versão original do Ultimate Battle 22 tinha uma capa totalmente ilustrada e a sua reedição já vinha com a tradicional barra preta com o lettering da Playstation no fundo da capa. Esta reedição já esteve fortemente presente no mercado português. O jogo tem ainda uma particularidade interessante: através da introdução de um código, é possível desbloquear cinco novos personagens, uma sequência de apresentação prolongada e um novo ecrã de título que se transforma em Dragon Ball Z: Ultimate Battle 27.

 

Dragon Ball: Final Bout chegou ao mercado europeu perto do natal de 97 e, tal como o seu sucessor, teve uma reedição alguns anos mais tarde. Este foi o primeiro beat'em up totalmente em 3D a incluir personagens da saga Dragon Ball GT quando ainda nem sequer a série tinha estreado no nosso país. Apesar de ser superior a Ultimate Battle 22, o jogo sofre de uma jogabilidade excessivamente lenta e bastante quebrada, com combos praticamente automáticos. Para os fãns mais novos podia ser uma boa experiência, mas ao lado de títulos de peso como Tekken 2 e Soul Blade, deixava muito a desejar. No entanto, a abertura do jogo era uma verdadeira delícia em termos visuais e sonoros.


Game Boy Color (GBC)
Após o lançamento dos títulos da PS1, durante algum tempo deixámos de ouvir falar em Dragon Ball nas consolas europeias, até ser lançado em 2002 o jogo Dragon Ball Z: Legendary Super Warriors para o Game Boy Color, uma mistura de RPG baseado em jogos de cartas. A série de jogos inspirados na série parecia quase condenada na Europa, até finalmente a Infogrames ter decidido adquirir as licenças para editar e lançar novos jogos no mercado Europeu, e o resultado não podia ter sido mais satisfatório.


Sony Playstation 2 (PS2) e Nintendo Gamecube (NGC)
A série Dragon Ball voltou a ganhar renome quando, finalmente, a Bandai lançou os primeiros jogos nas novas gerações de 128 bits para as consolas PS2 e Gamecube, desta vez produzidos por uma empresa nova no franchise: a Dimps. Dragon Ball Z: Budokai foi o primeiro beat'em up da nova geração que limpou de modo quase radical a má fama dos beat'em ups na era da Playstation 1.  O primeiro jogo teve tal sucesso que deu origem a duas sequelas: Dragon Ball Z: Budokai 2 e Dragon Ball Z: Budokai 3, ambos muito impressionantes ao nível de gráficos, jogabilidade e até mesmo banda sonora. Foram títulos que se destacaram realmente pela sua qualidade gráfica e pela sua jogabilidade. O primeiro jogo, ainda pobre em gráficos, representou uma grande melhoria na jogabilidade.

O primeiro Budokai saiu para a Playstation 2 (2002) e Game Cube (2003). O jogo teve direito a relançamento nas duas consolas, com uma versão Platinum na PS2 (2003) e uma versão Player's Choice na Gamecube (2004). Com gráficos simplificados e muito deslavados, o jogo valia pela sua excelente jogabilidade.



Dragon Ball Z: Budokai 2 foi lançado na PS2 em 2003 e teve direito a uma versão Platinum no ano seguinte.  A Game Cube recebeu o jogo em 2005 e a versão Player's Choice em 2006. Este título foi o último Budokai a ser lançado para a Game Cube. Os visuais foram surpreendentemente melhorados com a tecnologia gráfica do cell shading, os combates foram igualmente melhorados, o modo de história contava-nos a história completa de Dragon Ball Z e o leque de personagens foi drasticamente alargado. Pela primeira vez, sentiu-se que a série teve o tratamento que há tanto tempo merecia.



Quando não parecia ser possível melhorar, eis que surge Dragon Ball Z: Budokai 3 para comprovar o contrário. Lançado exclusivamente na PS2 em 2004, teve direito a uma edição de coleccionador e recebeu uma versão Platinum no ano seguinte. Pela primeira vez, os fãns da série Dragon Ball sentiram-se plenamente satisfeitos com um jogo de luta realmente bom, inspirado na série. Budokai 3 fez o possível e o impossível, e tornou-se num jogo de luta de topo na sua geração, aclamado pelos seus gráficos e jogabilidade. Foi, sem dúvida alguma, a conversão mais perfeita que na altura se poderia ter alcançado num jogo inspirado na série de animação, que pecava apenas pela repetição de combos e movimentos.


 


Nintendo Game Boy Advance (GBA):
É a vez de fazermos uma pausa nos jogos lançados para a Playstation 2 e falar do GBA, que recebeu entretanto alguns títulos bastante interessantes. 

Dragon Ball Z: The Legacy of Goku foi lançado em Outubro de 2002 e marcou o aparecimento do Dragon Ball no GBA. Trata-se de um jogo muito interessante, que conta a história da série na forma de Action RPG. A sua sequela, Dragon Ball Z: The Legacy of Goku II saiu em Agosto do ano seguinte. Estes jogos chegaram-nos graças ao interesse que a Infogrames (empresa pertencente à Atari) teve ao obter licença para o lançamento de jogos no nosso território.



Dragon Ball Z: Taiketsu saiu em Março de 2004 e tratou-se de um jogo de luta em 2D apenas lançado no mercado ocidental. Em Espanha, foi lançado uma edição com oferta de uma bolsa para o GBA SP. Curiosamente, em Agosto do mesmo ano seria lançado Dragon Ball Z Supersonic Warriors, outro jogo de luta em 2D desta vez produzido pela japonesa Branpresto. O jogo veio a receber mais tarde uma sequela para a Nintendo DS. 



Em Junho de 2005, foi lançado um jogo de aventura que retoma a série às suas origens através do título Dragon Ball: Advanced Adventure. Abrange toda a série Dragon Ball original, desde que Goku conheceu a Bulma até à batalha final contra King Piccolo. Este jogo foi o último a ser lançado no GBA.


Sony Playstation 2 (PS2) e Nintendo Wii
Retomando os jogos lançados para a Playstation 2, a série Budokai teve uma continuação um pouco alternativa na Playstation 2, com o início da série Budokai Tenkaichi. Apesar de manter o nome no título, a série Tenkaichi era, na realidade, uma série totalmente nova, com uma mecânica de combate substancialmente diferente da que encontramos na série Budokai e uma jogabilidade mais livre, entre diversas outras diferenças. No Japão, a saga Tenkaichi foi entithlada de Sparking!. A opção de manter o título Budokai foi uma decisão de marketing na Europa, após o sucesso da saga Budokai. 

Foi então lançado Dragon Ball  Z: Budokai Tenkaichi em exclusivo para a Playstation 2 em Outubro de 2005. Só passado quase ano e meio, em Março de 2007, é que o jogo recebeu a sua versão Platinum. Este primeiro jogo da série Tenkaichi melhorou possivelmente aquilo que mais faltava à série Budokai: uma maior liberdade de movimentação dos personagens nos cenários. Esta intenção teve, no entanto, um ligeiro custo: a jogabilidade tornou-se mais complexa e isso desagradou alguns críticos e fãns. Não deixou de ser, no entanto, um título de grande qualidade que introduziu inovações ao conceito dos jogos Dragon Ball. 


Em Julho de 2006, chegou à PS2 um título igualmente interessante: Super Dragon Ball Z. Inspirado no original de Arcade, este convencional jogo de luta teve a colaboração de Noritaka Funamizu, o produtor de Street Fighter 2. Comparativamente aos jogos anteriores, a lista de personagens é bastante reduzida, mas o jogo é particularmente diferente em jogabilidade e gráficos cel shading, procurando imitar o estilo de manga. O jogo recebeu críticas mistas tendencialmente positivas e algumas nomeações. Infelizmente não ganhou o mesmo impacto que as séries Budokai e Tenkaichi e caiu um pouco no esquecimento. Não teve direito a nenhuma sequela.


Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2 viu o seu lançamento em Novembro de 2006 para a PS2. Curiosamente, a versão Platinum deste jogo que foi lançada posteriormente saiu em vários países, mas não chegou a ser lançada no UK. O jogo recebeu várias nomeações e foi uma referência nos jogos de luta da Playstation 2. 


Por último, e concluíndo a saga Budokai Tenkaichi, foi lançado na PS2 (Setembro de 2007) o jogo Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3. O jogo recebeu uma edição de coleccionador e, mais tarde, teve direito a versão Platinum em grande parte dos países europeus. Recebeu uma reedição na Índia mesmo após a existência de uma versão Platinum europeia, onde o logotipo da PEGI já vem colorido. Este título ficou popularmente conhecido não só pela sua qualidade elevada no geral como sobretudo por ter um dos mais impressionantes conjuntos de personagens jogáveis alguma vez incluídos num jogo de luta, com mais de 150 personagens diferentes. Foi, no entanto, também criticado por grande parte dos personagens serem apenas versões alternativas de muitos já existentes, com jogabilidade sem grandes alterações. Este jogo tem também a particularidade de desbloquear 2 modos secretos quando o disco é substituído por um dos títulos anteriores da série Tenkaichi. É, sem dúvida alguma, um must para qualquer fã da série ou possuidor de uma consola Playstation 2.



Para concluir a série de jogos Dragon Ball na Playstation 2, chegou-nos em Dezembro de 2008 o título Dragon Ball Z: Infinite World. Nesta altura, já tinha sido lançado o primeiro jogo na PS3. A mecânica do jogo baseia-se na jogabilidade de Budokai, incorpora pela primeira vez na PS2 momentos da história de Dragon Ball GT e foi um verdadeiro sucesso de lançamento no Japão, ficando em segundo lugar no top de vendas. Chegou à Europa já praticamente no seu final de vida e como tal tende a cair no esquecimento. No entanto, as críticas à sua qualidade são mediocres e em alguns casos chegam mesmo a ser negativas.


Sony Playstation Portable (PSP)
Na PSP, a série Budokai recebeu uma versão portátil entitulada Shin Budokai. O primeiro título, chamado apenas Dragon Ball Z: Shin Budokai, é inspirado na história do filme Dragon Ball Z: Fusion Reborn, o único filme que chegou às salas de cinema em Portugal. Foi lançado em Maio de 2006 e teve direito posteriormente a uma versão Platinum e outra versão PSP Essentials.


 A sua sequela, Dragon Ball Z: Shin Budokai 2, chegou-nos em Junho de 2007 e teve igualmente direito a receber uma versão Platinum em 2009 e posteriormente uma versão PSP Essentials.


Em Abril de 2009, o mundo teve a infelicidade de conhecer o videojogo inspirado num dos piores títulos da história do cinema - Dragon Ball: Evolution para a PSP. O filme é de tal forma mau e negativamente criticado que inclusivé esteve anunciado como 'brevemente' nas salas de cinema portuguesas e a sua estreia no nosso país acabou por ser cancelada. O Filme recebeu um beat'em up igualmente mau, com o mesmo nome. Toda a gente esperava que um filme de Dragon Ball com forte influência americana corresse sérios riscos de acabar num mau resultado, mas nunca se esperou que os efeitos especiais e sobretudo a história fossem ainda inferiores ao esperado. Apesar dos efeitos especiais computarizados, Evolution fica atrás de outro filme anteriormente produzido de forma não oficial em Taiwan, China, nos anos 80. Para os curiosos, tanto um como outro poderão ser vistos integralmente no Youtube.


O mais recente e último título a chegar à PSP foi Dragon Ball Z: Tenkaichi Tag Team, já em Outubro de 2010. Pela primeira vez, um jogo de Dragon Ball para a PSP apresentou algum tipo de inovação em relação às versões das consolas caseiras. Inspirado na jogabilidade da série Tenkaichi da PS2, este título permitia combates alternados de 2 contra 2 lutadores. Recebeu posteriormente uma versão PSP Essentials, tal como os títulos anteriores.


Nintendo DS
A portátil dual screen da Nintendo deu origem a um conjunto bastante interessante de jogos relacionados com a série. O primeiro destes jogos a chegar em Fevereiro de 2006 foi Dragon Ball Z: Supersonic Warriors 2, a sequela do jogo de luta em 2D originalmente lançado no GBA.  Em Agosto do ano seguinte, foi a vez de nos chegar Dragon Ball Z: Goku Densetsu, um jogo que reúne elementos de RPG com strategy card game.


A aventura retorna, mais uma vez, às suas origens com um dos jogos mais interessantes lançados para a DS, o Dragon Ball: Origins. Este jogo de aventura lançado em Dezembro de 2008 é constituído por 6 episódios da série original de Dragon Ball, quando Goku ainda era uma criança, e termina no campeonato das artes marciais contra Piccolo (ou Coraçãozinho de Satã, como era conhecido por cá). O jogo incorpora elementos de aventura totalmente em 3D numa perspectiva aérea de 3/4 que fazem lembrar outros jogos igualmente populares na DS, como Zelda. O jogo foi muito bem recebido no ocidente, com críticas bastante positivas.


Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans é sem dúvida um dos mais esperados jogos lançados até ao momento, pelo menos para os fãns do género RPG, que há muito esperavam um título desta natureza. Attack of the Saiyans foi a resposta a Dragon Ball Kai, uma adaptação da série Dragon Ball Z muito mais encurtada que entretanto estreou no Japão para dar a conhecer o fenómeno da série às camadas mais jovens que não a experienciaram originalmente. O jogo foca-se na parte inicial da série Dragon Ball (Z) Kai, que conta a história dos guerreiros do espaço e da partida para Namek. Foi lançado em Novembro de 2009


Dragon Ball Origins 2 chegou-nos em Junho de 2010 e, como o nome indica, trata-se da sequela do anterior, mantendo-se ainda focado na série original. Foi o último título europeu baseado na série Dragon Ball lançado na DS


Nintendo Wii: 
Interessados em explorar o conceito de jogabilidade proporcionado pelos comandos da Nintendo Wii, entretanto lançada, a Bandai decidiu lançar uma versão Wii do jogo Dragon Ball Z: Budokai 2, que chegou ao mercado em Março de 2007 e que continha, entre grandes diferenças de jogabilidade adaptáveis aos comandos da Wii, cinco personagens adicionais. Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 chegou igualmente à Wii, em Fevereiro de 2008.



Dragon Ball: Revenge of King Piccolo foi o último título a ser lançado na Nintendo Wii. Fugindo totalmente aos jogos de luta da saga Tenkaichi, este recente título inspirado na série inicial é um jogo de luta  e de aventura estilo arcade que se foca no exército da legião vermelha (Red Ribbon Army) e na saga de Piccolo (ou Coraçãozinho de Satã). Foi lançado em Outubro de 2009.


Sony Playstation 3 (PS3) / Microsoft Xbox 360:
Como uma grande parte dos jogos lançados para consolas da geração actual sairam tanto na Xbox 360 como na PS3, optámos por juntar estas duas consolas, evitando assim repetir informações desnecessárias ao criar uma lista individual para cada um destes sistemas.

Dragon Ball Z: Burst Limit foi o primeiro título da nova geração de consolas HD, produzido graças aos pedidos dos fãns que tanto desejavam ver um jogo de Dragon Ball nessas novas consolas. O jogo é relativamente curto e não passa da saga do Cell, mas a sua jogabilidade baseada na série de luta Budokai torna este num dos melhores jogos de luta lançados nas consolas da geração actual. Saiu em Julho de 2008.



Dragon Ball Z: Raging Blast foi lançado em Novembro de 2009 e deu início a uma nova série de jogos de luta em cenários 3D totalmente livres com gráficos Cel-Shading. Os controlos foram totalmente renovados para esta série, o que de certa forma alterou significativamente a jogabilidade face aos jogos anteriores. Consequentemente, o jogo recebeu críticas diversificadas, onde são focados variados aspectos negativos da jogabilidade. O jogo recebeu uma Limited Edition em caixa de metal e com conteúdos adicionais e a versão Xbox 360 teve direito a receber posteriormente uma versão Classics, em Outubro de 2011, antecedendo o lançamento de Ultimate Tenkaichi.




A sequela do título anterior não tardou a chegar, e em Outubro de 2010 foi lançado Dragon Ball Z: Raging Blast 2. Tal como o título anterior, teve direito a uma Limited Edition tanto para PS3 como Xbox 360. A versão Xbox 360 recebeu entretanto uma versão Classics.






Dragon Ball Z: Ultimate Tenkaichi utiliza as mecânicas de jogabilidade tanto da série Tenkaichi como dos títulos Raging Blast para criar um jogo novo com a possibilidade de ser jogado online. Mais uma vez, a jogabilidade foi fortemente criticada. O jogo teve direito a uma Collector's Edition tanto para a Xbox como para a PS3, que incluem uma estátua de Son Gohan. Saiu em Outubro de 2011.





Dragon Ball Z for Kinect, tal como o nome indica, foi um título exclusivo da Xbox 360, produzido específicamente para utilizar as potencialidades do Kinect. O jogo partilha a jogabilidade de Ultimate Tenkaichi mas inspira-se fundamentalmente numa versão Arcade de um jogo conhecido no Japão como Dragon Ball Z: Virtual Reality Versus. Foi lançado em Outubro de 2012 e, segundo a crítica em geral, não foi considerado um título de grande qualidade.


Dragon Ball Z: Budokai HD Collection foi lançado em 2012 e é baiscamente uma compilação da série original originalmente da PS2. Por muito estranho que pareça, esta compilação HD apenas inclui o primeiro e o terceiro títulos. Apesar das semelhanças entre o segundo e o terceiro, o verdadeiro motivo pelo qual excluiram o segundo é um enigma. Felizmente, um dos melhores jogos de luta de Dragon Ball alguma vez feitos está presente nesta compilação: o Budokai 3.




Versões Australianas:
Para concluir, fica ainda uma curta apresentação da versão PAL dos jogos que foram lançados na Austrália com uma capa alternativa à versão PAL que chegou à Europa. O jogo Dragon Ball Z Budokai 3 recebeu ainda uma edição especial acompanhada de uma larga caixa de metal onde é possível guardar os 3 jogos da série. Grande parte dos jogos lançados na Austrália para as consolas sem restrições regionais (essencialmente portáteis) eram provenientes dos Estados Unidos ou da Europa, mas a Austrália ainda recebeu alguns jogos oficialmente lançados com uma capa alternativa:
- Dragon Ball Z: Budokai (PS2)
- Dragon Ball Z: Budokai (Platinum) (PS2)
- Dragon Ball Z: Budokai (NGC)
- Dragon Ball Z: Budokai 2 (PS2)
- Dragon Ball Z: Budokai 3 (PS2)
- Dragon Ball Z: Budokai 3 com oferta de caixa de metal (PS2)
- Dragon Ball Z: Budokai 3 (Platinum) (PS2)
- Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi (PS2)
- Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi (Platinum) (PS2)
- Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2 (PS2)
- Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 (PS2)
- Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 (Wii)
- Super Dragon Ball Z (PS2)





E por aqui concluímos aquela que foi uma das mais populares séries de animação convertida em inúmeros videojogos de sucesso (e outros tantos menos felizes...). Esperemos que tenham gostado do artigo. Ainda voltaremos, da próxima vez, com um artigo exclusivamente dedicado a Pokémon, um videojogo que criou um fenómeno à escala mundial. Para finalizar, fiquem com a cronologia dos jogos lançados na Europa:

Cronologia Dragon Ball
1988 (Fr), 1992 (Es) - Dragon Ball: The Adventure Begins (NES)
30/11/1993 (Fr, Es) - Dragon Ball Z (SNES)
---/---/1994 (Fr, Es) - Dragon Ball Z: La Légende Saien (SNES)
---/---/1994 (Fr, Pt) - Dragon Ball Z: L'Appel Du Destin (Mega Drive)
---/---/1994 - Dragon Ball Z: Ultime Menace (SNES)
---/12/1996 - Dragon Ball Z: Hyper Dimension (SNES)
---/07/1996 - Dragon Ball Z: Ultimate Battle 22 (1st print cover) (PS1)
---/11/1996 - Dragon Ball Z: The Legend (Saturn)
02/11/1997 - Dragon Ball: Final Bout (PS1)
30/06/2002 - Dragon Ball Z: Legendary Super Warriors (GBC)
04/10/2002 - Dragon Ball Z: Ultimate Battle 22 (reprint cover) (PS1)
                      - Dragon Ball: Final Bout (reprint) (PS1)
02/11/2002 - Dragon Ball Z: Budokai (PS2)
26/03/2004 - Dragon Ball Z: Taiketsu (GBA)
01/08/2003 - Dragon Ball Z: The Legacy of Goku II (GBA)
24/10/2003 - Dragon Ball Z: Budokai (Platinum) (PS2)
14/11/2003 - Dragon Ball Z: Budokai (NGC)
                      - Dragon Ball Z: Budokai 2 (PS2)
26/03/2004 - Dragon Ball Z: Taiketsu + Bolsa (Es) (GBA)
27/08/2004 - Dragon Ball Z: Supersonic Warriors (GBA)
22/10/2004 - Dragon Ball Z: Budokai (Player's Choice) (NGC)
27/08/2004 - Dragon Ball Z: Budokai 2 (Platinum) (PS2)
19/11/2004 - Dragon Ball Z: Budokai 3 (PS2)
                      - Dragon Ball Z: Budokai 3 - Collector's Edition (PS2)
07/10/2005 - Dragon Ball Z: Budokai 3 (Platinum) (PS2)
18/03/2005 - Dragon Ball Z: Budokai 2 (NGC)
17/06/2005 - Dragon Ball: Advanced Adventure (GBA)
21/10/2005 - Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi (PS2)
01/12/2005 - Dragon Ball Z: Supersonic Warriors 2 (DS)
---/---/2006 - Dragon Ball Z: Budokai 2 (Player's Choice) (NGC)
25/05/2006 - Dragon Ball Z: Shin Budokai (PSP)
28/07/2006 - Super Dragon Ball Z (PS2)
03/11/2006 - Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2 (PS2)
16/03/2007 - Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi (Platinum) (PS2)
20/03/2007 - Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2 (Platinum) (PS2)
30/03/2007 - Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2 (Wii)
05/04/2007 - Dragon Ball Z: Shin Budokai (Platinum) (PSP)
22/06/2007 - Dragon Ball Z: Shin Budokai 2 (PSP)
31/08/2007 - Dragon Ball Z: Goku Densetsu (DS)
09/11/2007 - Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 (PS2)
15/02/2008 - Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 (Wii)
06/06/2008 - Dragon Ball Z: Burst Limit (PS3)
                      - Dragon Ball Z: Burst Limit (Xbox 360)
31/10/2008 - Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 (Platinum) (PS2)
05/12/2008 - Dragon Ball: Origins (DS)
                      - Dragon Ball Z: Infinite World (PS2)
---/---/2009 - Dragon Ball Z: Shin Budokai 2 (Platinum) (PSP)
17/04/2009 - Dragon Ball: Evolution (PSP)
30/10/2009 - Dragon Ball: Revenge of King Piccolo (Wii)
06/11/2009 - Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans (DS)
13/11/2009 - Dragon Ball Z: Raging Blast (PS3)
                      - Dragon Ball Z: Raging Blast (Limited Edition) (PS3)
                      - Dragon Ball Z: Raging Blast (Xbox 360)
                      - Dragon Ball Z: Raging Blast (Limited Edition) (Xbox 360)
02/07/2010 - Dragon Ball: Origins 2 (DS)
22/10/2010 - Dragon Ball Z: Tenkaichi Tag Team (PSP)
05/11/2010 - Dragon Ball Z: Raging Blast 2 (PS3)
                      - Dragon Ball Z: Raging Blast 2 (Limited Edition) (PS3)
                      - Dragon Ball Z: Raging Blast 2 (Xbox 360)
                      - Dragon Ball Z: Raging Blast 2 (Limited Edition) (Xbox 360)
11/02/2011 - Dragon Ball Z: Shin Budokai (PSP Essentials) (PSP)
27/05/2011 - Dragon Ball Z: Shin Budokai 2 (PSP Essentials) (PSP)
09/12/2011 - Dragon Ball Z: Tenkaichi Tag Team (PSP Essentials) (PSP)
21/10/2011 - Dragon Ball Z: Raging Blast (Classics) (Xbox 360)
28/10/2011 - Dragon Ball Z: Ultimate Tenkaichi (PS3)
                      - Dragon Ball Z: Ultimate Tenkaichi Collector's Edition (PS3)
                      - Dragon Ball Z: Ultimate Tenkaichi (Xbox 360)
                      - Dragon Ball Z: Ultimate Tenkaichi Collector's Edition (Xbox 360)
07/09/2012 - Dragon Ball Z: Raging Blast 2 (Classics) (Xbox 360)
05/10/2012 - Dragon Ball Z for Kinect (Xbox 360)
02/11/2012 - Dragon Ball Z: Budokai HD Collection (PS3)
                      - Dragon Ball Z: Budokai HD Collection (Xbox 360)

Pedro Dias

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

3 comments :

  1. nice =) já vi que ainda me faltam uns poucos, bem mais do que os que pensava, para completar esta colecção de dragonball

    ReplyDelete
  2. Ainda existem jogos DBZ para NES famicom e ainda são alguns.Depois existe também um RPG para wonderswan color, e jogos para a playdia da Bandai entre muitos outros.
    Excelente artigo Pedro,parabéns.

    ReplyDelete
  3. Obrigado _voke_. Estes artigos referem-se aos jogos lançados no mercado europeu, motivo pelo qual evitamos referir os lançamentos de outras regiões. Quem sabe se mais tarde não faremos uma listagem mais elaborada?

    ReplyDelete