IllumiRoom - A nova aposta da Microsoft

Recentemente, a Microsoft deu-nos a conhecer o seu novo projecto. Estamos a falar de IllumiRoom, um novo sistema que, através de um projector e do kinect - utensílios necessários - consegue expandir o ambiente de jogo para a área envolvente.


Numa fase inicial, os sensores do Kinect analisam a divisão, de modo a que todos os objectos presentes não interfiram com os efeitos projectados. Com esta adaptação em tempo real, é poupado o pré-processamento dos gráficos. Assim, torna-se facilitada a criação do jogo.

Face ao ambiente expandido, o jogador é envolvido numa experiência bem mais real e imersiva, propícia a momentos marcantes e inovadores.

Em baixo, mostramos um video proof-of-concept desta nova tecnologia:


Segundo a microsoft, o conteúdo do vídeo foi filmado em tempo real sem que tivessem sido adicionados quaisquer tipos de efeitos especiais.

Esta tecnologia foi desenhada pelos membros da divisão de pesquisa da Microsoft, sendo eles : Brett Jones, Hrvoje Benko, Eyal Ofek and Andy Wilson.

Com isto, a barreira que separa o mundo físico do mundo virtual, começa a enfraquecer. Diferentes tecnologias começam a ser patenteadas, e todas elas com enorme potencial! Estaremos a ficar perto de novas experiências de realidade virtual? Será esta tecnologia aplicada à nova consola da Microsoft? A ver vamos.

Tiago Pedro

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :