Animes videojogáveis: uma retrospectiva do fenómeno em Portugal e na Europa - Parte 1

Muita gente desconhece que uma parte substancial das séries que passaram na TV portuguesa eram, de facto, adaptações de séries japonesas dobradas ou legendadas na nossa lingua. A animação japonesa teve uma grande expressão nos canais portugueses mesmo antes de existirem quatro na totalidade. No entanto, muitas dessas séries eram mal tratadas pela nossa televisão. Raramente os canais compravam todos os episódios, interrompiam-nas, lançavam-nas incompletas, alteravam os horários, etc etc. Como eram desenhos animados destinados a crianças, nunca recebiam o mesmo tratamento da programação destinada aos adultos, como as telenovelas ou outro tipo de séries.

Quem não se lembra de ver a antiga série de baseball cujo nome descobri há uns tempos atrás mas não a memorizei? e o Conan, o rapaz do futuro, quando a televisão o transmitiu pela primeira vez? Ou até mesmo a Lenda de Zorro, o Tom Sawyer e a abertura super desafinada do "É o Robin, nós chamamos-lhe assim"? Já para não falar no Captain Tsubasa, muitos anos antes da versão dobrada e detorpada entitulada de Oliver y Benji ser transmitida pela televisão. Ou até mesmo os Kousoku Sentai Turboranger (originalmente dobrados em francês antes da RTP transmitir os últimos episódios em japonês) e os Chojin Sentai Jetman, séries live action da Super Sentai que a nossa RTP transmitiu anos antes dos americanos pegarem nessas séries anuais e as transformarem nos populares Power Rangers, que depois invadiram a nossa TV e substituiram os shows originais japoneses? Ou até mesmo as cassetes de VHS com os variados filmes Manga que foram lançados no mercado em Portugal e que encostavam os restantes desenhos animados a um canto em matéria de violência, seriedade, animação, maturidade, enfim... tudo. A lista de séries antigas baseadas em animação japonesa é bastante maior do que à partida se pensa e deveras surpreendente. No entanto, só mesmo quando o Dragon Ball se estreou na nossa TV e ganhou popularidade é que o fenómeno da animação japonesa sofreu um "boom" radical em Portugal.

Existe um número razoável de jogos baseados em Anime que, pelo facto de não existirem no exterior do Japão ou não terem chegado a Portugal, ficaram apenas em alguns países europeus. A França sempre esteve na vanguarda do resto da Europa e até do mundo no que toca a importar o que quer que fosse que viesse do Japão. Foi pioneira em receber jogos baseados em anime, tal como a Espanha e outros países que se deixaram influenciar. Portugal seguiu as marés, e acabou por receber alguns títulos das séries mais populares, mas infelizmente grande parte das mesmas ficou-se pelo estrangeiro.

Nesta parte, iremos focar os jogos de séries e filmes menos populares em Portugal.

Ranma 1/2
Ranma 1/2 é uma antiga série japonesa de comédia muito popular no Japão e com menos expressão em Portugal. Conta a história de um rapaz de 16 anos que caiu numa maldição e se transforma numa rapariga cada vez que entra em contacto com água fria. O anime baseado no manga estreou-se no Japão em 1989. À Europa chegou-nos o título Ranma 1/2 para a Super Nintendo, um Beat'em Up baseado na série.  


Detective Conan
Série shonen que conta as aventuras de um rapaz detective, com mais de 78 volumes lançados desde 1994, e mais de 600 episódios na sua versão Anime. Em grande parte dos países da Europa, a série manteve um título aproximado ao original japonês. No entanto, por questões legais e outras tradicionais mariquices dos americanos e dos ingleses, a série entitulou-se como Case Closed. Consequentemente, saiu no mercado Português um jogo de Case Closed, que na prática é do Detective Conan. Ao contrário dos restantes países europeus, recebemos a versão inglesa com o título adulterado: The Truth Prevails, quando o original seria The Mirapolis Investigation. Em baixo: capa inglesa que chegou a Portugal (esq.) e a capa francesa (dir.), idêntica à dos restantes países europeus que não receberam a versão inglesa.


Hajime no Ippo
Hajime no Ippo surgiu como o manga que conta a história de um rapaz que se entusiasma pelo boxe e conhece os membros do ginásio de um antigo campeão japonês. É neste ginásio que conhece o seu rival e encontra os atletas campeões que irão ajudá-lo a crescer até se tornar num dos maiores atletas do boxe japonês para a sua idade. O manga de longa duração com centenas de capítulos deu origem a um dos animes de desporto mais bem sucedidos, actualmente composto por duas séries, um filme e um OVA. 
Muita gente desconhece ainda que esta popular série de boxe japonesa recebeu o lançamento de dois jogos de PS2 e mais recentemente um terceiro jogo para a Wii na Europa. Com o título de Victorious Boxers, os três jogos são, na prática, localizações das versões japonesas baseadas no anime.
O primeiro jogo é denominado de Victorious Boxers: Ippo's Road to Glory e foi lançado para a PS2. O segundo jogo, também da PS2, chama-se Victorious Boxers 2 Fighting Spirit e já o último é entitulado de Victorious Boxers Challenge, para a Wii.



 

Lupin III
A história das fugas de um ladrão contadas num manga popular surgido em 1967 e que deu origem a uma série de filmes, OVAs e séries de animações chegou a alguns países da Europa e resultou no lançamento de dois jogos para a Playstation 2. O primeiro título chama-se Treasure of the Sorcerer King e o segundo Lupin is Dead, Zenigata is in Love. Ambos foram lançados pela 505 Games e restringiram-se a países europeus como Itália e França, nunca tendo chegado a Portugal.


Yu Yu Hakusho
É curioso o facto destes jogos terem alcançado o mercado português, dado o facto de pertencerem a um anime tão pouco popular no nosso país.

Yu Yu Hakusho conta a história de um rapaz deliquente que morreu atropelado ao tentar salvar a vida de uma criança, e para surpresa de todos, até para o mundo dos espíritos, ninguém estava à espera desse acontecimento, e como tal deram-lhe uma segunda oportunidade. Yusuke regressa à vida como agente infiltrado do submundo que investiga e desvenda infiltrações de demónios e seres do submundo no mundo dos humanos.

Na Europa e em Portugal foi lançado para PS2 o título Dark Tournament, um fighter 3D relativamente medíocre. Foram também lançados para o Gameboy Advance os títulos Tournament Tactics e Spirit Detective. O primeiro trata-se de um tactical RPG ao passo que o segundo é um jogo de acção/aventura com exploração que deixa um pouco a desejar.

    

Jojo's Bizarre Adventure
O jogo é relativamente popular por se tratar de um beat'em up da Capcom, mas nem toda a gente sabe que está associado a um anime que teve direito a nova série recentemente. O jogo saiu para Dreamcast (capa na imagem da esq.) e para Playstation (capa na imagem da dir.).



Record of Lodoss War
A série Record of Lodoss War nasceu de uma novela criada em 1986 que se tornou popular no Japão, dando posteriormente origem a séries, OVAs e Manga. Na sequência do sucesso desta série, várias foram as adaptações para as consolas. No entanto, apenas a versão de Dreamcast recebeu uma tradução para o inglês e viu a luz do dia fora do território japonês. Felizmente, o jogo chegou à Europa para a Dreamcast, conservando o seu título original apesar da série ser muito pouco conhecida.

O jogo recebeu duas capas diferentes na Europa. A versão da direita corresponde à capa convencional em parte dos páises incluíndo o UK e Portugal, ao pasos que a versão da direita  corresponde à capa francesa, menos conhecida. Em termos de gameplay, o jogo assemelha-se a um Western RPG / Dungeon Crawler ao estilo da série Dungeon's and Dragons, que aliás foi a fonte de inspiração da novela original no Japão.


Berserk
Uma série muito popular e conceituada em todo o mundo, mas menos conhecida em Portugal excepto pelos antigos amantes da animação japonesa, aos quais a popularidade desta série se restringe. Berserk conta basicamente as violentas aventuras de um marcenário orfão chamado Guts e do cavaleiro rival Griffith, numa época medieval fantasiosa e alternativa, onde se põem em causa muitos dos valores da humanidade. O jogo é pouco popular na Dreamcast mas facilmente reconhecido pelos fãns da consola. Foi lançado na Europa com o título Sword of the Berserk Gut's Rage, e era do desconhecimento geral que este título se baseava numa série de anime, como habitualmente acontece a uma parte dos videojogos baseados em anime no mercado europeu.

E assim conclui-se a primeira parte deste artigo, com alguns dos jogos inspirados em séries de animes menos populares em Portugal. A segunda parte irá focar-se em séries mais populares e conhecidas globalmente.

Pedro Dias

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :