Animes videojogáveis: uma retrospectiva do fenómeno em Portugal e na Europa - Parte 5: Especial Yu-Gi-Oh!


Yu-Gi-Oh! surgiu como o manga e anime associado a um jogo de Trading Cards chamado Duel Monsters, criado por Kazuki Takahashi. Conta-nos a história de um rapaz chamado Yugi que investiga um antigo artefacto egípcio conhecido por Millenium Puzzle. Ao tentar resolver o enigma, Yugi é possuído por um espírito que perdeu a memória e revela então ter personalidade dupla a partir desse momento. Mais tarde, é revelado que o espírito pertence a um antigo faraó. À medida que vão tentando descobrir os mistérios do passado, vão enfrentar inúmeros adversários em jogos de cartas com monstros que são invocados para a batalha.

O título da série original é Yu-Gi-Oh!, mas entretanto surgiram duas novas séries que correspondem a spinoffs da original: Yu-Gi-Oh! GX e Yu-Gi-Oh! 5D's. No Japão já se encontra a decorrer uma quarta série. Nos Estados Unidos surgiu também uma série alternativa chamada Yu-Gi-Oh! Capsule Monsters. Os vários jogos que foram lançados na Europa para as diversas plataformas inspiram-se tanto na série original como nas restantes séries 'spinoffs'.

A quantidade de títulos que foram lançados na Europa sobre esta série é deveras impressionante. Poucos animes bem sucedidos tiveram direito ao lançamento de tantos jogos como Yu-Gi-Oh!. Iremos então listar os jogos que foram lançados para cada uma das plataformas. Escusado será dizer que a esmagadora maioria destes jogos são apenas jogos de cartas em formado digital, com alguns casos de excepção.

Playstation 1
O primeiro jogo da série Yu-Gi-Oh! saiu exactamente para a Playstation 1 em Novembro de 2002 e chama-se Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories. Como primeiro título da série, recebeu críticas positivas, com notas entre 7/10 e 8/10. Trata-se do primeiro jogo estratégico de cartas inspirado neste anime.


Game Boy Color  
O único jogo desta série a ser lançado na Europa saiu em 2003 e chama-se Yu-Gi-Oh! Dark Duel Stories. A contrário de muitos títulos anteriores, possivelmente devido às limitações do GBC, as críticas consideram-no um jogo medíocre.

Game Boy Advance
O Game Boy Advance foi das consolas mais beneficiadas com lançamentos desta série, quando a sua popularidade atingiu o rubro. foi nesta consola que teve início o lançamento de edições anuais de jogos da saga. Foi o Game Boy Advance que introduziu a saga World Championship Tournament (WCT) que durou desde 2003 e continuou até 2011. Estes torneios ocorrem anualmente na vida real com as cartas do TGC e reunem os melhores jogadores de todo o mundo. A série de videojogos aproveitou o título deste evento para lançar, durante vários anos consecutivos, um jogo com referência ao torneio.

Yu-Gi-Oh! The Eternal Duelist Soul deveria ter sido o primeiro jogo a ser lançado para esta consola, mas infelizmente não encontro qualquer referência à sua verdadeira. Aparentemente, o jogo tinha uma data de lançamento prevista na Europa, que consta na maioria das bases de dados da internet, mas não deverá ter chegado a sair. O jogo saiu no entanto em territórios NTSC.

Assim, o primeiro jogo confirmado na Europa para o Game Boy Advance foi Yu-Gi-Oh! Worldwide Edition: Stairway to the Destined Duel, lançado em Abril de 2003. O segundo jogo não tardou a demorar e chegou passados apenas 3 meses, em Julho do mesmo ano: Yu-Gi-Oh! Dungeon Dice Monsters. Como seria de esperar, tratam-se todos de jogos  estratégico de batalhas com cartas.


Em Fevereiro de 2004 chegou-nos o segundo título lançado para o GBA, chamado Yu-Gi-Oh! The Sacred Cards. Mais tarde, em Agosto do mesmo ano, saiu Yu-Gi-Oh! Rashef of Destruction. Em alguns países da Europa, estes dois jogos receberam posteriormente um Double pack com os dois títulos, já em 2006, nas compilações de jogos para GBA às quais a Konami nos habitou .


Lançado em Março de 2004, chegou-nos o primeiro jogo da colectânea WCT, que passaria todos os anos a receber uma nova versão: Yu-Gi-Oh! World Championship Tournament 2004. No ano seguinte, em Fevereiro, seria lançado Yu-Gi-Oh! Day of the Duelist: World Championship Tournament 2005, mais conhecido pelo título 'Trials to Glory' fora da Europa. Mantendo a tradição recém inaugurada na Europa, em Abril de 2006 seria lançado o terceiro WCT com Yu-Gi-Oh! Ultimate Masters Edition: World Championship Tournament 2006.


Pelo caminho, em Setembro de 2005, era também lançado Yu Gi Oh! Destiny Board Traveller. Neste jogo poderemos jogar com amigos contra o computador num tabuleiro de 5x5.  O último título lançado para o Game Boy Advance veria a luz do dia na Europa em Julho de 2006 com Yu-Gi-Oh! GX Duel Academy.


Nintendo DS
As sagas portáteis do Game Boy tiveram continuação na DS, juntamente com a série de videojogos WCT. Curiosamente, o primeiro título lançado para a DS saiu em 2005, um ano antes da série deixar de receber jogos para o Game Boy Advance. O título que teve a sorte de sair tão antecipadamente foi Yu-Gi-Oh! Nightmare Troubadour, lançado em Novembro de 2005.


Excluíndo a colectânea de jogos anuais WCT, apenas saiu um jogo em Março de 2007: Yu-Gi-Oh! GX Spirit Caller. Para além deste, foi lançada ainda uma enciclopédia de cartas chamada Yu-Gi- Oh! GX Card Almanac, que inclui todas as cartas lançadas fisicamente no Trading Card Game original que deu origem a esta série de animação.


A série manteve-se na DS com novos títulos da saga WCT. Yu Gi Oh! World Championship 2007 foi lançado em Abril de 2007 e a ele seguiu-se de Yu-Gi-Oh! World Championship 2008, lançado em Março do ano seguinte. 


Em Maio de 2009 foi lançado o primeiro jogo portátil da série 5D's com o título Yu-Gi-Oh! 5D's Stardust Accelerator: World Championship 2009. Foram lançados 2 títulos desta série nos anos seguintes: Yu-Gi-Oh! 5D's World Championship 2010: Reverse of Arcadia em Setembro de 2010 e Yu-Gi-Oh! 5D's World Championship 2011: Over the Nexus em Abril de 2011. 


Playstation 2
Ao contrário das consolas portáteis, as consolas domésticas receberam um número muito mais restrito de títulos. A consola doméstica que mais títulos recebeu foi mesmo a PS2, e foram apenas três, um número muito reduzido comparativamente à quantidade de títulos lançados para portáteis:: Yu-Gi-Oh! The Duelist of the Roses (Setembro de 2003), Yu-Gi-Oh! Capsule Monster Coliseum (Fevereiro de 2005) e Yu-Gi-Oh! GX Tag Force Evolution (Dezembro de 2007). Os dois primeiros pertencem à série de animação original, ao passo que este último já pertence à série GX e é praticamente uma versão caseira da série de videojogos Tag Force que sairam especialmente na PSP.



Xbox e GameCube
Estas duas consolas tiveram direito a receber, cada uma delas um exclusivo, e por coincidência ou não a data de lançamento dos dois foi praticamente coincidente. Em Novembro  de 2004, chegaram Yu-Gi-Oh! The Dawn of Destiny para a Xbox e Yu-Gi-Oh! The Falsebound Kingdom para a GameCube. Para infelizidade (ou não) dos possuidores da GameCube, The Falsebound Kingdom não é um jogo de cartas como praticamente todos os restantes mas sim um jogo estratégico de batalhas com os monstros da série. 



PC
Não é todos os dias que as séries de anime vêem lançamentos de jogos no PC, mas a popularidade de Yu-Gi-Oh! era de tal ordem elevada que o PC acabou por receber também uma série exclusiva com o sub-título 'Power of Chaos'. Dessa série foram lançados 3 títulos diferentes: Yu-Gi-Oh! Power of Chaos: Yugi the Destiny (Set 1) em Novembro de 2003, Yu-Gi-Oh! Power of Chaos: Kaiba the Revenge em Abril de 2004 e Yu-Gi-Oh! Power of Chaos: Joey the Passion em Setembro de 2004.



O PC recebeu ainda Yu-Gi-Oh! Online foi lançado em Novembro de 2005, permitindo que jogadores de todo o mundo se confrontassem em duelos de cartas através da internet.

 

PSP
A PSP recebeu uma série dedicada sub-entitulada Tag Force. Foram 5 jogos lançados no total, os três primeiros referentes à série de animação Yu-Gi-Oh! GX e os dois últimos referentes à série de animação 5D's. O primeiro título, Yu-Gi-Oh! GX Tag Force foi lançado em Março de 2007. O segundo título, Yu-Gi-Oh! GX Tag Force 2, saiu no mesmo ano, em Dezembro. O terceiro jogo, Yu-Gi-Oh! GX Tag Force 3 saiu um ano depois, em Novembro de 2008. A série 5D's estreou-se na PSP com Yu-Gi-Oh! 5D's Tag Force 4 em Janeiro de 2010, apenas 2 meses depois o anterior ter chegado à portátil da Sony. Por fim, Yu-Gi-Oh! 5D's Tag Force 5 foi o último título a chegar à Europa, em Novembro de 2010.

 

Wii
Para a Wii, foram lançados dois títulos da série de animanção mais recente. O primeiro título, Yu-Gi-Oh! 5D's Wheelie Breakers, lançado em Setembro de 2009, ficou particularmente popular por permitir o desbloqueio das consolas Wii na Europa. O segundo título da Wii,  chamado Yu-Gi-Oh! 5D's Master of the Cards, foi lançado em Novembro de 2010 e trata-se provavelmente do único jogo que ineditamente saiu primeiro na Europa antes de chegar aos EUA  e ao Japão.


Xbox 360
Excluíndo a Wii, as consolas caseiras HD não receberam nenhum carinho da série Yu-Gi-Oh!. Apenas a Xbox 360 recebeu uma versão não física, disponível no XBLA, entitulado Yu-Gi-Oh! 5D's Decade Duels. Foi lançado em Novembro de 2010. Recebeu uma versão Plus muito recentemente, em Fevereiro de 2013. 



Cronologia Yu-Gi-Oh!
11/2002 - Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories (PS1) 
03/2003 - Yu-Gi-Oh! Dark Duel Stories (GBC)
04/2003 - Yu-Gi-Oh! Worldwide Edition: Stairway to the Destined Duel (GBA)
07/2003 - Yu-Gi-Oh! Dungeon Dice Monsters (GBA)
09/2003 - Yu-Gi-Oh! The Duelist of the Roses (PS2)
11/2003 - Yu-Gi-Oh! Power of Chaos: Yugi the Destiny (Set 1) (PC)
02/2004 - Yu-Gi-Oh! The Sacred Cards (GBA)
03/2004 - Yu Gi Oh! World Championship Tournament 2004 (GBA)
04/2004 - Yu-Gi-Oh! Power of Chaos: Kaiba the Revenge (PC)
08/2004 - Yu-Gi-Oh! Rashef of Destruction (GBA)
09/2004 - Yu-Gi-Oh! Power of Chaos: Joey the Passion (PC)
11/2004 - Yu-Gi-Oh! The Dawn of Destiny (Xbox)
11/2004 - Yu-Gi-Oh! The Falsebound Kingdom (GameCube)
02/2005 - Yu-Gi-Oh! Capsule Monster Coliseum (PS2)
02/2005 - Yu-Gi-Oh! Day of the Duelist: World Championship Tournament 2005 (GBA)
09/2005 - Yu-Gi-Oh! Destiny Board Traveller (GBA)
11/2005 - Yu-Gi-Oh! Nightmare Troubadour (DS)
11/2005 - Yu-Gi-Oh! Online (PC)
03/2006 - Yu-Gi-Oh! Double Pack (The Sacred Cards + Rashef of Destruction) (GBA)
04/2006 - Yu-Gi-Oh! Ultimate Masters Edition: World Championship Tournament 2006 (GBA)
07/2006 - Yu-Gi-Oh! GX Duel Academy (GBA)
03/2007 - Yu-Gi-Oh! GX Spirit Caller (DS)
03/2007 - Yu-Gi-Oh! GX Tag Force (PSP)
04/2007 - Yu-Gi-Oh! World Championship 2007 (DS)
11/2007 - Yu-Gi-Oh! GX Card Almanac (DS)
11/2007 - Yu-Gi-Oh! GX Tag Force 2 (PSP)
12/2007 - Yu-Gi-Oh! GX Tag Force Evolution (PS2)
03/2008 - Yu-Gi-Oh! World Championship 2008 (DS)
11/2008 - Yu-Gi-Oh! GX Tag Force 3 (PSP)
05/2009 - Yu-Gi-Oh! 5D's Stardust Accelerator: World Championship 2009 (DS)
09/2009 - Yu-Gi-Oh! 5D's Wheelie Breakers (Wii)
01/2010 - Yu-Gi-Oh! 5D's Tag Force 4(PSP)
09/2010 - Yu-Gi-Oh! 5D's World Championship 2010: Reverse of Arcadia (DS)
11/2010 - Yu-Gi-Oh! 5D's Tag Force 5 (PSP)
11/2010 - Yu-Gi-Oh! 5D's Master of the Cards (Wii)
11/2010 - Yu-Gi-Oh! 5D's Decade Duels (PC)
04/2011 - Yu-Gi-Oh! 5D's World Championship 2011: Over the Nexus (DS)
02/2013 - Yu-Gi-Oh! 5D's Decade Duels Plus (PC)

E por aqui conclui-se a saga Yu-Gi-Oh!, uma das mais extensas ao nível dos videojogos inspirados em Anime que sairam na Europa, com 38 títulos confirmados (esperando não ter faltado nenhum). Aguardem pelo próximo artigo, que será também um especial sobre a série Naruto.

Pedro Dias.

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :