Ouya: uma nova aposta no mundo das consolas de videojogos

Está no mercado desde o dia 25 deste mês, em lojas do Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Chama-se Ouya e trata-se da nova aposta numa pequena consola Low Cost, alternativa aos modelos convencionais das conhecidas marcas, baseada no sistema operativo Android 4.1 Jelly Bean. Foi desenvolvida por uma equipa nova no ramo do hardware de videojogos, constituída por uma veterana na indústria dos videojogos, de nome Julie Uhrman . É uma consola essencialmente destinada a jogos indie, ou seja, jogos produzidos por 'artistas' ou developers independentes e particulares.

A Ouya conta actualmente com mais de 100 títulos descarregáveis gratuitamente, aos quais se juntarão mais e mais jogos, incluindo alguns de produtores de renome. A filosofia da consola assenta na tentativa de permitir que todos os jogos para ela lançados possam ser gratuitamente jogados de alguma forma, seja através de uma versão trial gratuita, com upgrades e itens compráveis ou simplesmente gratuitos na sua totalidade. Tem um preço de lançamento de 100 dólares e conta já com um modelo exclusivo e limitado de cor acastanhada, acompanhada de um comando da mesma cor, disponível apenas para os financiantes do Kickstarter que apoiaram a iniciativa com 140 dólares. As consolas adquiridas através do Kickstarter vêm numa caixa horizontal semelhante à versão retail, com a mensagem de agradecimento 'Thank you For Believing'. Cada consola vem acompanhada de cabo HDMI para ligação à televisão e um comando. Comando, esse, que funciona a pilhas AA e que pode ser adquirido separadamente por cerca de 50 dólares. 



O Kickstarter foi um sucesso, permitindo à equipa obter o financiamento mais do que suficiente para avançar com o projecto, superando em larga escala os objectivos pretendidos. No entanto, nem tudo correu bem no lançamento da consola. Infelizmente, muitos dos apoiantes do Kickstarter, que deveriam ser os primeiros a ter acesso à consola, ainda aguardam por receber a sua Ouya mesmo após ela já estar disponível no mercado. Como se não fosse suficiente, muitos Reviewers que tiveram a oportunidade de experimentar a consola aclamaram-na como incompleta, com bugs e problemas de várias naturezas, típicos de um modelo que não estava devidamente finalizado. Há que se ter em consideração que este projecto foi começado por uma empresa sem toda a experiência necessária no ramo. Apesar de não ser totalmente comparável, também é verdade que a geração actual das consolas HD (PS3 e Xbox 360) tinham inúmeros problemas associados ao seu hardware, que só posteriormente foram corrigidos com o lançamento de novos modelos e eram consolas com custos elevados. As análises à Ouya colocam ainda em causa a sua aquisição face a tantos outros gadgets com software Android que funcionam de forma semelhante e mais eficazmente.

A Wikipedia dispõe de uma página com algumas informações genéricas sobre a consola, que poderão consultar neste link.

Será que esta consola vai ganhar um lugar no mercado dos videojogos, ou ficar rapidamente esquecida? Tudo leva a crer que existe ainda bastante trabalho a fazer para alcançar o nível pretendido de sucesso, e essa probabilidade já foi infelizmente reduzida com os problemas resultantes do seu lançamento. Aguardaremos pelo futuro para ver o que esta consola terá para oferecer.

Pedro Dias

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :