Animes videojogáveis: uma retrospectiva do fenómeno em Portugal e na Europa - Parte 8: Especial Pokémon


A primeira vez que se ouviu falar de Pokémon em Portugal foi numa estranha reportagem da RTP 1, sobre uma série de animação que deixou um número avultado de crianças japonesas com problemas de epilepsia após uma cena onde um dos bichinhos daquela série usou um ataque especial repleto de efeitos especiais de luz e de cor em flashes intermitentes. E apenas alguns anos mais tarde, o fenómeno invadiu o resto do mundo, incluíndo o nosso país.

Pokémon, conhecido originalmente como Pocket Monsters no Japão, começou a ser apenas um videojogo para a consola portátil Nintendo Gameboy. A ideia original deste jogo, criado por Satoshi Tajiri, partiu do seu fascínio de infância: coleccionar insectos. E, basicamente, o jogo retrata as aventuras de um rapaz que parte numa aventura pelo mundo fictício dos 150 (e 1) pokémons na tentativa de se tornar o melhor treinador de sempre e de apanhar todos os pokémons. O jogo, ao estilo RPG com batalhas por turnos, foi particularmente inovador por ter sido lançado em duas versões parcialmente diferentes. Embora o jogo nas duas versões fosse idêntico, as principais diferenças residiam na disponibilidade de certos pokémons que existiam em apenas uma das versões. Para conseguir todos os pokémons, era necessário ligar dois sistemas Gameboy e efectuar uma troca de pokémons entre diferentes jogadores de maneira a completar a lista do pokédex, uma biblioteca digital que guardava todos os dados sobre cada pokémon que já tinhamos avistado e capturado. Afinal de contas, a troca e a interacção com outros coleccionadores é também uma componente importante no mundo do coleccionismo e o jogo conseguiu integrar muito bem esse aspecto.

O sucesso deste videojogo foi de tal forma estrondoso que depressa surgiu uma série de animação com o mesmo nome... e um jogo de cartas... e manga... e filmes... entre tantas outras coisas típicas de um franchise extremamente popular a nível mundial. Foi na série televisiva que o pokémon mais popular de sempre, Pikachu, ganhou a fama que alcançou o mundo inteiro.

Ao início são 151 pokémons, mas na geração actual já são mais de 600.

Os Pokémon são pequenos monstrinhos que habitam um mundo imaginário semelhante ao que conhecemos. Existem todo o tipo de pokémons: desde os mais amigáveis e fofinhos, até aos mais agressivos e pouco sociáveis com os seres humanos. Todos eles têm características e habilidades únicas e ataques especiais de diferentes classes: água, fogo, terra, insectos, psíquicos, etc etc. Os pokémons costumam ser frequentemente utilizados em combate, mas a relação que muitos estabelecem com os seus treinadores e outros humanos acabam por se tornar em verdadeiras histórias de amizade e compaixão. Muitos pokémons encontram-se apenas no seu estado selvagem e a única forma de os capturar é através das pokéballs, pequenas bolas que servem de abrigo a estes pequenos bichinhos onde eles também podem descansar e recuperar as forças.

Ash Ketchup, o protagonista da série de animação, decidiu desde muito cedo que o seu sonho era tornar-se um treinador de pokémons e apanhar todos os pokémons que existem. Munido do seu Pokédex e acompanhado do seu amigo Pikachu, Ash irá fazer jornadas fantásticas pelo mundo dos Pokémons e tentar chegar à liga dos maiores treinadores de pokémons. Mas para isso, precisará de derrotar os líderes dos ginásios de pokémons e obter os respectivos crachás que comprovam a sua habilidade enquanto treinador. Ash terá a companhia de Pikachu e conhecerá novos amigos como Misty e Brock, que o acompanharão na aventura. Pelo caminho, irá encontrar-se com o seu Rival Gary e enfrentar os vilões da Team Rocket: Jessie, James e o pokémon falante Meowth, que têm como missão capturar o Pikachu.

Personagens principais da série ao longo das várias temporadas

Nintendo Gameboy (GB)
Os primeiros jogos desta popular série a chegar à Europa foram, na prática, uma versão melhorada dos originais lançados no Japão. No Japão, os primeiros jogos chamavam-se Pocket Monsters Red e Poket Monsters Green. Posteriormente, foi lançada uma versão que introduziu algumas pequenas melhorias nas versões anteriores, Pocket Monsters Blue, e foi este último que deu origem aos títulos ocidentais Pokémon Blue Version e Pokémon Red Version, que se estrearam na Europa em Outubro de 1999, mesmo antes da série chegar aos nossos canais de televisão. 

A maior parte dos cartuchos existentes nos jogos para os diferentes modelos do Gameboy têm a particularidade de igualarem a cor da versão a que correspondem, tornando-os por isso em cartuchos exclusivos que não existem com a mesma cor noutros jogos. A única excepção será a versão Yellow, uma vez que este cartucho amarelo também terá sido utilizado no jogo Donkey Kong Country.

 Capa e cartucho europeus da versão Red (UK)

  Capa e cartucho europeus da versão Blue (UK)

 Abertura da versão Red

Pouco tempo depois, o terceiro jogo da primeira geração, Pokémon Yellow Version: Special Pikachu Edition, chegou-nos às mãos em Julho do ano 2000. Esta versão era praticamente igual às anteriores, mas com mais algumas diferenças para se aproximnar da série televisiva. Em vez de escolhermos um dos três pokémons iniciais, começávamos logo de imediato com o Pikachu. A animação do nosso personagem a caminhar pelo mapa do mundo passou a ser acompanhada pelo pokémon amarelo a seguir as nossas pegadas. O design dos pokémons também sofreu muitas alterações para que os mesmos se aproximassem mais ao seu aspecto televisivo.

 Caixa e cartucho europeu da versão Yellow: Special Pikachu Edition

Nintendo Gameboy Color (GBC)
O Gameboy Color deu origem a uma nova fornada de jogos que alargava o leque original de 151 pokémons para cerca de 251, começando com Pokémon Gold Version e Pokémon Silver Version em Abril de 2001. Estes jogos apresentaram a segunda geração de pokémons e passavam-se numa região totalmente nova e com novos pokémons mas, curiosamente, a região do primeiro jogo também era totalmente visitável. Estes jogos representaram uma evolução significativa face aos dois títulos anteriores: os gráficos mantiveram-se semelhantes ao jogo anterior, mas as cores e as animações foram melhoradas. Além do sistema noite e dia, agora era também possível acasalar e criar pokémons compatíveis de sexos opostos que resultavam num ovo de onde nasceria um novo pokémon com as características dos papás. Embora extremamente complexo, este sistema permitiu aos jogadores mais hardcore personalizarem o seu pokémon com stats e com ataques que não existiam nos pokémons capturados em estado selvagem. Surgiram também os pokémon shiny, versões com cores alternativas de todos os pokémon que eram extremamente raras de aparecer e totalmente aleatórias, pois seria necessário encontrar um pokémon em estado selvagem com um conjunto de características específicas nos seus stats (gerados aleatoriamente antes do combate). Estes pokémons eram identificáveis não só pela sua cor diferente como também pela curta animação estridente quando o combate se iniciava. Apenas um pokémon shiny se encontrava obrigatoriamente disponível num combate durante o jogo: o famoso Red Gyarados.

Capa e cartucho europeus da versão Gold (UK)

 Capa e cartucho europeus da versão Silver (UK)

Animação de abertura da versão Gold

O primeiro jogo da série a fugir totalmente ao estilo RPG foi Pokémon Pinball. Tratava-se basicamente de um jogo de pinball lançado em Outubro do ano 2000 que nos permitia capturar também os 151 pokémons nas duas mesas de jogo e nas diferentes localidades que existiam em cada uma destas mesas. O cartucho deste jogo foi particularmente inovador para um jogo de Game Boy: levava uma pilha AAA porque tinha a função de force feedback.

 Capa e cartucho europeus de Pokémon Pinball


Em Novembro de 2001 foi lançada uma terceira versão da saga Gold e Silver chamado Pokémon Crystal Version. Tal como a Yellow Version do título anterior, este jogo apenas introduziu pequenas alterações face aos anteriores: seria agora possível escolher se queríamos começar a jogar com um personagem masculino ou feminino e os pokémons passaram a ter pequenas animações e deixaram de ser apenas estáticos.

 
Capa e cartucho europeus da versão Crystal (UK)

Numa altura onde a febre dos jogos de cartas se juntava à popularidade da série de animação e Pokémon TCG invadia as lojas, foi lançada uma versão digital para o Gameboy Color em Dezembro de 2000 chamada... Pokémon Trading Card Game. A nossa versão incluía uma carta de edição limitada com Meowth, o pokémon principal da equipa de vilões Team Rocket, oferecida exclusivamente com este jogo.

Caixa e cartucho europeus do Trading Card Game

Carta exclusiva do Mewoth
incluída com o jogo

Para além de jogos de pinball e de cartas, tivemos ainda direito a receber um jogo de puzzles chamado Pokémon Puzzle Challenge (uma versão portátil do título Pokémon Puzzle League lançado na Nintendo 64). Foi lançado na Europa em Junho de 2001 e tratava-se exactamente de um jogo estilo Tetris Attack, mas tendo como protagonistas os pequenos monstrinhos.

Capa europeia de Pokémon Puzzle Challenge

Por último, importa ainda reforçar a existência de um modelo da consola portátil Gameboy Color inspirada no pokémon e chamada Game Boy Color Special Edition, lançado no nosso mercado em dupla tonalidade amarelo e azul, com o logotipo da série e duas mequenas ilustrações dePikachu e de Pichu junto do ecrã. A versão alemã vinha com o jogo Pokémon Crystal Version de oferta.

Caixas de Gameboy Color Special Edition ilustradas com a temática de Pokémon 
(esq.: versão UK/EU; dir.: versão alemã)

Nintendo 64 (N64)
A consola caseira de cartuchos recebeu igualmente alguns títulos interessantes. O primeiro dos mesmos a sair foi um jogo de luta totalmente em 3D e compatível com as versões originais do Gameboy: Pokémon Stadium. O jogo vinha numa caixa de maior dimensão, acompanhada de um Transfer Pak que permitia a inserção do cartucho das versões Red, Blue e Yellow do Gameboy original para carregar os pokémons capturados nessas versões e fazer batalhas surpreendentes em 3D, repletas de efeitos especiais. Foi lançado em Abril do ano 2000.

Caixa exterior de Pokémon Stadium com oferta do Transfer Pak

Pokémon Stadium 2 foi lançado em Outubro de 2001 para trazer a segunda geração de pokémons presentes nas versões Gold e Silver às impressionantes batalhas em 3D na Nintendo 64. Ao contrário do jogo anterior, este já não vinha acompanhado de Transfer Pak.

Caixa exterior de Pokémon Stadium 2

Trailer americano de Pokémon Stadium2

Apesar de Pokémon Stadium apresentar excelentes visuais e satisfazer os fãns de Pokémon, infelizmente peca pela total ausência da aventura e exploração que marcam os jogos principais apenas existentes nas consolas portáteis. Felizmente, existe um título interessante na Nintendo 64 que colmata essa carência: Pokémon Snap. Neste jogo, encaramos o papel de um fotógrafo contratado pelo Professor Oak para fotografar os pokémons e os seus comportamentos em habitat natural existentes numa ilha de pokémons. O objectivo do jogo é o de explorar a ilha e observar os pokémons no seu estado selvagem, procurando captar os momentos mais impressionantes dos seus comportamentos. No entanto, essa tarefa não é fácil, pois é preciso saber exactamente em que locais os encontrar Existem momentos fascinantes e comportamentos atípicos que só conseguiremos observar em condições específicas.  O jogo dispõe de vários cenários onde os diferentes tipos de pokémons costumam ser encontrados: na selva, na água, em cavernas de pedra ou num vulcão. Infelizmente, o jogo peca por ter percursos muito curtos e por incluir pouco mais do que 1/3 dos 151 pokémons presentes na primeira geração. Ainda assim, recebeu críticas bastante positivas no geral. Foi lançado em Setembro de 2000 e é um título muito interessante que merece estar presente em qualquer colecção de Nintendo 64.

Caixa europeia de Pokémon Snap

Vídeo da jogabilidade de Pokémon Snap

O último jogo a ser lançado para a Nintendo 64 foi Pokémon Puzzle League, um jogo de puzzles com a temática de Pokémon inspirado no Tetris Attack.

Caixa europeia de Pokémon Puzzle League

A Nintendo 64 recebeu duas versões especiais. A primeira e muito menos comum é a versão Pokémon Stadium Battle Set. Esta versão saiu em número reduzido na Europa, mais especificamente no Reino Unido, e acaba por relembrar a versão especial do Gameboy Color: tem as mesmas cores azul e amarela e está decorada com ilustrações de pokémons na parte superior do deck. Vem acompanhada de um comando amarelo com o logotipo da série e inclui o jogo Pokémon Stadium. Alguns packs incluiam igualmente uma cassete de VHS.

 Pokémon Stadium Battle Set normal (esq.) e pack com oferta de cassete VHS (dir.)

A segunda versão da Nintendo 64, muito mais comum e que inclusivé chegou ao nosso mercado, é a Pikachu Nintendo 64. Também em amarelo e azul, esta consola tem uma grande figura de pikachu do lado direito em que os pés do mesmo funcionam como botões. O botão de ligar a consola tem a forma de uma pokébola e a parte frontal entre as ligações dos comandos tem um pequeno logotipo da série.


Consola Pikachu Nintendo 64 lançada na Europa

O sucesso da série Pokémon fez com que a Nintendo tivesse introduzido personagens da série no seu jogo Super Smash Bros. em Novembro de 1999.

Caixa do jogo Super Smash Bros, onde aparece o Pikachu

Windows (PC)
Pokémon Play it! tratou-se de um jogo lançado para o Windows e distribuído gratuitamente, inspirado nos jogos de cartas. Foi lançado em 1999 na Europa, e recebeu posteriormente uma outra versão denominada Pokémon Play it! Version 2, lançada no ano seguinte.

 Pokémon Play it!: logotipo das duas versões do jogo

Pokémon Trading Card Game Online foi um jogo exclusivo para PC descarregável através da internet  e baseado em TCG que permitia o confronto entre jogadores do mundo inteiro em jogos de carta. A versão beta foi lançada em Março de 2011 e até ao momento não foi disponibilizada mais nenhuma versão.

Pokémon Trading Card Game Online: logotipo do jogo

Nintendo Gameboy Advance (GBA)
O Gameboy Advance ficou marcado pelo aparecimento de mais dois jogos Pokémon que marcaram a terceira geração de pokémons, desta vez entitulados de Pokémon Ruby Version e Pokémon Sapphire Version. Foram ambos lançados em Julho de 2003 e respeitam a linha dos jogos anteriores com uma história totalmente nova e visuais melhorados. Com estes dois novos títulos, a Pokédex atingiu o impressionante número de 386 pokémon, não incluindo todas as variantes do alfabeto do pokémon Unown.

Caixa e cartucho europeus da versão Ruby (UK)

Caixa e cartucho europeus da versão Sapphire  (UK)

Trailer oficial de Ryby e Sapphire

A popularidade dos dois primeiros jogos de Gameboy nas suas versões Red e Blue deram origem a um remake no Gameboy Advance. Pokémon Firered Version e Pokémon LeafGreen Version sairam em Outubro de 2004 e vinham acompanhados de um Wireless Adapter que permitia aos jogadores efectuarem a troca de pokémons sem necessidade de usar um link cable.

 Caixa e cartucho europeus da versão FireRed (UK)

 Caixa e cartucho europeus da versão LeafGreen (UK)

Respeitando a tradição das gerações anteriores. a terceira geração recebeu igualmente o terceiro título da série, com o lançamento de Pokémon Emerald Version passados mais de 2 anos, em Outubro de 2005, que introduz apenas ligeiras alterações aos dois títulos anteriores.

 Caixa e cartucho europeus da versão Emerald (UK)

Pokémon Pinball: Ruby & Sapphire deu continuação ao anterior jogo de pinball, desta vez inspirado nos novos pokémons. As duas mesas e os modos de jogo são muito semelhantes aos do jogo anterior para o Gameboy Color. Se o jogo fosse jogado no Gameboy Player da Nintendo Gamecube, era possível tirar proveito da funcionalidade rumble do comando da Gamecube.

Caixa da versão europeia do jogo

Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team foi o primeiro de uma larga sub-série de jogos Pokémon. Lançado em simultâneo com a versão DS (Pokémon Mystery Dungeon: Blue Team Rescue), esta série de jogos trata-se basicamente de uma aventura que nos permite controlar um pokémon específico ao longo de cenários de aventura e exploração com combates em tempo real. Saiu em Novembro de 2006 e foi o último jogo de Pokémon a chegar ao GBA.

A versão Red do GBA saiu em paralelo com a versão Blue, para a DS

Por último, foram lançados dois packs muito especiais de Pokémon Ruby e Sapphire do modelo Gameboy Advance SP. Estes dois Limited Edition Super Packs incluiam, entre uma panóplia de acessórios a condizer com a consola, um modelo exclusivo da mesma. Ruby Special Pack incluia um Gameboy Advance SP vermelho com ilustração de Groudon na parte superior da consola. Já o Saphire Special Pack inclui um Gameboy Advance SP azul com ilustração de Kyogre.

 Limited Edition Super Paks que incluem o jogo, a consola e uma bolsa

Nintendo Gamecube (NGC)
Pokémon Channel é mais um spin-off deveras estranho que se baseia em programas de televisão que têm como protagonistas os populares pokémons. Foi o primeiro jogo a sair na Europa para a Gamecube, em Abril de 2004, um mês antes de ser lançado Pokémon Colosseum.  O jogo tem a característica de poder ser jogado em tempo real, ou seja, os acontecimentos e programas no jogo ocorrem em períodos específicos de tempo na vida real. Alguns programas só são desbloqueados ao fim de vários dias. É sem dúvida um jogo alternativo, mas não suficientemente interessante para todos os públicos. Saiu na Europa em Abril de 2004.

 Capa de Pokémon Channel

Pokémon Colosseum é mais um jogo focado em combates de pokémons que chegou à Europa em Maio de 2004. Este jogo basicamente evolui a mecânica já presente em Pokémon Stadium 1 e 2 da Nintendo 64, mas felizmente inclui uma pequena aventura ao estilo RPG onde é possível capturar pokémons das segunda e terceira gerações. Algumas versões do jogo incluiam como oferta um cartão de memória de 59 blocos. Foram lançados dois bundles exclusivos da consola Gamecube preta com este jogo, sendo que a principal diferença entre os dois é o facto de um incluir também o software Pokémon Box: Ruby and Sapphire e o respectivo Gameboy Advance Cable para ligar a portátil GBA e tirar proveito das funcionalidades de Pokémon Box. A versão Pokémon Colosseum incluída nestes bundles contém o aviso "Not for sale separately" na capa.

Capa de Pokémon Colosseum

Os dois bundles da Gamecube preta com Pokémon Colosseum lançados na Europa
(esq.: bundle normal com o jogo e cartão de memória; dir.: bundle com o jogo,
 cartão de memória, Pokémon Box: Ruby and Sapphire e GBA Link Cable) 

Pokémon Box: Ruby and Saphire não é propriamente um jogo, mas sim um sistema que permite organizar até 1500 pokémons. Compatível com o Gameboy Advance e com os jogos Ruby, Saphire, Emerald, FireRed e LeafGreenatravés do Link Cable vendido separadamente, este "jogo" vinha igualmente acompanhado por um cartão de memória de 59 blocos e chegou a estar disponível no club Nintendo (que infelizmente estava ainda longe de existir em Portugal) em troca de pontos-estrela.

Pokémon Box: Ruby & Sapphire,
 um software estilo biblioteca digital para organizar os pokémons

Pokémon XD: Gale of Darkness é de todos o mais interessante jogo inspirtado em Pokémon lançado na Gamecube. Este RPG inclui ainda um modo de batalha semelhante ao já presente em Pokémon Colosseum. Foi o último jogo de Pokémon a ser lançado na Gamecube.

Capa europeia de Pokémon XD: Gale of Darkness e trailer do jogo

Super Smash Bros. Melee, lançado em Maio de 2002, inclui igualmente personagens da série de videojogos Pokémon.

 Capas da versão normal e da versão Player's Choice (na imagen, v. australiana, idêntica à v. UK)

Pokémon Pikachu e Pokémon Mini
Foi lançado na Europa um aparelho idêntico aos tamagotchis denominado de Pokémon Pikachu, uma mascote Pikachu em formato digital. Posteriormente, foi também lançado a sua versão a cores, Pokémon Pikachu Color. Estes sistemas apareceram na Europa por volta do ano 2000.

 Pokémon Pikachu (esq.) e Pokémon Pikachu Color (dir.)

Em Março de 2002, a Nintendo lançou um pequeno aparelho portátil que permitia a introdução de cartuchos com mini jogos. Conhecido como Pokémon Mini, esta pequena consola da Nintendo existia em 3 versões diferentes: Chikorita Green, Smoochum Purple e Wooper Blue. Recebeu vários jogos na Europa: Pokémon Party Mini já incluído com cada um dos sistemas),  Pokémon Zany Cards, Pokémon Pinball Mini, Pokémon Puzzle Collection e Pokémon Tetris. O Japão recebeu inúmeros outros jogos, mas infelizmente apenas este alcançaram o mercado europeu.

Imagem de apresentação dos três sistemas diferentes com Pokémon Party Mini incluído


 Os quatro jogos Mini lançados na Europa

Nintendo DS
A nova consola da Nintendo foi alvo de mais alguns infelizes spinoffs desnecessários. O primeiro desse spinoff foi precisamente Pokémon Dash, um jogo de corridas pouco interessante e bastante criticado. Saiu em Março de 2005.

Capa de Pokémon Dash

O segundo jogo, lançado em Maio de 2006, também não foi um jogo de Pokémon a sério. Tratou-se de Pokémon Link, também conhecido como Pokémon Trozei noutras regiões do globo, e trata-se de um jogo de puzzles convencional onde teremos de alinhar 4 figuras idênticas para elas desaparecerem. É um jogo divertido para os apreciadores de puzzles do género, mas ainda não era o jogo de Pokémon que os fãns realmente esperavam.

Capa europeia de Pokémon Link

A quarta geração de pokémons chega finalmente à DS com os títulos Pokémon Diamond Version e Pokémon Pearl Version. Com gráficos muito coloridos e cenários parcialmente em 3D, o jogo era visualmente muito apelativo apesar de não ter dado o salto que se esperava no universo da série. No entanto, conrserva e muito bem todos os aspectos positivos da jogabilidade que marcavam a qualidade dos jogos anteriores. Posteriormente, foi lançada a terceira versão desta quarta geração: Pokémon Platinum Version. Esta Platinum Version teve direito a algumas pequenas edições. Na maioria dos países, as pessoas que reservavam o jogo recebiam uma figura do Giratina. Na Alemanha, esta figura veio incluída num box set que também incluía o jogo. Em Inglaterra, as reservas feitas na loja HMV recebiam uma caixa exterior de metal. A série contava, nesta altura, com 531 Pokémons.

 Capas europeias das versões Diamond (esq.) e Pearl (dir.) (UK)

Trailer das versões

 Capa europeia do jogo (esq.) e Tin Box de oferta exclusiva na loja HMV UK (dir.)
 Pack exclusivo da Alemanha que inclui a figura de reserva Giratina

As séries Pokémon Mystery Dungeon e Pokémon Ranger literalmente invadiram a nova portátil da Nintendo. Na série Pokémon Mystery Dungeon, o primeiro jogo a ser lançado foi Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team, que estreou a série juntamente com a versão do GBA, sub-entitulada Red Team Rescue.

O primeiro título da saga Mystery Dungeon, a sair em paralelo com a versão do GBA, e vídeo de introdução do jogo


Posteriormente, forma ainda lançados Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Darkness (ambos lançados em Julho de 2008), aos quais se veio a juntar mais tarde um terceiro, o Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky (em Novembro de 2009).


A trilogia Mystery Dungeon: Exlorers por ordem de lançamento
(esq.: Exlorers of Time; dir.: Explorers of Darkness; baixo: Explorers of Sky)

A série Pokémon Ranger nasceu com o lançamento do primeiro jogo em Abril de 2007. Trata-se de um jogo de acção e aventura ao longo de diversos cenários, com combates em tempo real. Ao contrário dos jogos convencionais, a série Ranger não se foca na captura de Pokémons, mas sim no cumprimento de objectivos específicos com a ajuda dos pokémons. Em vez de pokéballs, é utilizado um acessório chamado Capture Styler (que tira partido da capacidade do stylus e do touch screen da DS) utilizado para acalmar e controlar os pokémons que nos acompanharão durante o jogo. O jogo original deu posteriormente origem a Pokémon Ranger: Shadows of Almia (Novembro de 2008) e Pokémon Ranger: Guardian Signs (dois anos depois, em Novembro de 2010).


 As três capas europeias de Pokémon Ranger por ordem de lançamento 
(esq.: Pokémon Ranger; dir.: Shadows of Almia; baixo: Guardian Signs) 

Trailer oficial de Pokémon Ranger: Guardian Signs

A popularidade e inerente sucesso dos jogos Gold Version e Silver Version deram direito a uma reedição muito especial em Maio de 2010. Pokémon HeartGold Version e Pokémon SoulSilver Version são remakes dos originais lançados no Gameboy Color com alterações e melhorias muito significativas aos conteúdos dos jogos e vêm acompanhados de um acessório muito especial designado de Pokéwalker, capaz de receber informação do jogo e hospedar um pokémon para aumentar as suas características de amizade e experiência à medida que andamos acompanhados deste acessório. Curiosamente, a loja HMV no Reino Unido recebeu em exclusivo duas pequenas edições com uma capa exterior lenticular. Tal como a Platinum Version, diversas lojas europeias ofereciam uma figura de Ho-oh ou de Lugia a quem fizesse a reserva do jogo, e quem reservasse os dois recebia ainda a figura do Arceus. Na Alemanha, foram lançados dois box sets, um para cada uma das versões, que já incluída a figura do Ho-oh ou do Lugia.


 Pokémon HeartGold Version e Pokémon SoulSilver Version: versão normal (esq.) 
e edição exclusiva da HMV com slipcase lenticular (UK)


Packs exclusivo da Alemanha com oferta da figura de reserva Ho-oh (cima) e Lugia (baixo)

Pokémon White Version e Pokémon Black Version finalmente marcaram o lançamento dos populares RPGs do universo Pokémon e introduziram os pokémons da quinta geração. Mantendo o mesmo conceito de jogabilidade que os principais jogos da série anteriores, o jogo tirava partido da capacidade gráfica da DS para gerar cenários e personagens em 3D, assim com visuais muito melhorados nos combates. Felizmente, foi uma passagem para o 3D bem sucedida. Foram lançados na Europa em Março de 2011. Juntamente com estes dois jogos, foram igualmente lançadas duas DSi Reshiran & Zecrom Edition (White/Black), dois modelos especiais com ilustrações destes dois pokémons na cor correspondente à versão do jogo que a acompanha. Foram os únicos modelos especiais da DS baseados em Pokémon (entre inúmeros outros lançados no Japão e Estados Unidos) que chegaram oficialmente à Europa.

 Capas europeias das versões White e Black (UK)

Trailer europeu das versões White e Black

 Edições limitadas Pokémon White e Pokémon Black da Nintendo DSi

Em Julho de 2012, um surpreendente título chegou ao continente Europeu. Pokémon Conquest é um crossover entre a série Pokémon e uma série muito menos conhecida que nunca recebeu nenhum lançamento no ocidente: Nobunaga's Ambition. O facto desta segunda série não ter chegado à Europa levantava muitas dúvidas sobre a (im)possibilidade deste crossover chegar à Europa, mas felizmente isso acabou por acontecer.

Capa europeia de Pokémon Conquest

Outro título deveras surpreendente chegou à Europa em Setembro de 2012, sobretudo por nunca ter sido lançado nos EUA. Chama-se Learn with Pokémon: Typing Adventure e infelizmente também nunca saiu em Portugal. É um jogo de aventura que vem acompanhado de um teclado compatível com a Nintendo DS e tem essencialmente uma função educativa. Para capturar os pokémons ao longo da aventura, é necessário usar o teclado e escrever correctamente o seu nome.

Caixa exterior de Pokémon Typing e respectivo teclado

Pela primeira vez na história da série principal de jogos, Pokémon White e Black tiveram direito a uma sequela. Mantendo o aspecto, elementos e jogabilidade dos originais, os jogos denominados de Pokémon White Version 2 e Pokémon Black Version 2 são uma sequela directa dos anteriores. Foram lançados em Outubro de 2012, tendo sido os últimos jogos de Pokémon a chegar à DS.

 Capas europeias das versões White 2 e Black 2

Nintendo Wii
A Wii começou inicialmente por receber mais um jogo de luta chamado Pokémon Battle Revolution. Este jogo tinha a capacidade de se ligar com a Nintendo DS, que poderia ser utilizada como comando para realizar batalhas entre os pokémons provenientes das versões Pearl e Diamond. Foi lançado em Julho de 2007.

Capa europeia de Pokémon: Battle Revolution

Posteriormente, em Julho de 2010, foi lançado PokéPark Wii: Pikachu's Adventure, um jogo onde o jogador controla o Pikachu ao longo de várias zonas onde é possível encontrar mini jogos que o obrigam a trabalhar em conjunto com outros pokémons. O jogo recebeu uma sequela, PokéPark 2: Wonders Beyond, lançado em Março de 2012.

Capas europeias dos dois títulos da série Poképark

O WiiWare também tevedireito a receber alguns jogos exclusivos em formato digital. My Pokémon Ranch trata-se de uma espécie de complemento para os jogos Diamond Version, Pearl Version e Platinum Version lançado exclusivamente através de WiiWare. Trata-se de uma versão semelhante a Pokémon Box, mas destinado à quarta geração de jogos já lançados na Nintendo DS. Saiu na Europa em Julho de 2004. Posteriormente, em Novembro de 2009 chegaria ao WiiWare Pokémon Rumble, um jogo de luta por equipas que mais tarde viria a receber uma sequela em formato físico na Nintendo 3DS.

Logotipos dos jogos My Pokémon Ranch e Pokémon Rumble

De referir ainda que, à semelhança dos títulos anteriores, Super Smash Bros. Brawl, lançado em Junho de 2008, também inclui personagens da série Pokémon. A loja HMV no Reino Unido teve direito a uma pequena edição especial com slipcase exterior e oferta de postais ilustrados.

Super Smash Bros. Brawl: jogo normal (esq.) e ilustração da slipcase exclusiva da HMV UK (dir.) 

Nintendo 3DS
Pokémon estreou-se na 3DS com Pokémon Rumble Blast, um jogo de lutas entre equipas de pokémons lançado em Dezembro de 2011 (e mais tarde na eShop, em Novembro de 2012) que se trata de uma sequela para um título lançado anteriormente em exclusivo no Japão, para a a Wii (WiiWare).

Capa europeia de Rumble Blast

Em Junho de 2011, pouco após o lançamento da consola, foi disponibilizado gratuitamente na eShop o Pokédex 3D. Esta aplicação era basicamente uma mini enciclopédia com os pokémon presentes nas White e Black versions em 3D. Requerendo um ponto de acesso à internet, todos os dias eram disponibilizados aleatoriamente 3 novos pokémons para apetrechar a nossa pokédex, sendo que a única maneira de a completar seria através da partilha de informação com outros jogadores. Esta funcionalidade sofreu um upgrade com Pokédex 3D Pro em Novembro de 2012, passando a incluir todos os 649 pokémons existentes no universo desta série de videojogos até à data. A 3DS recebeu ainda um jogo dedicado ao Pokémon que pretendia tirar proveito das características e capacidades das funções integradas nesse sistema portátil. Chamado de Pokémon Dream Radar, tratava-se de uma espécie FPS disponível apenas na eShop desde Outubro de 2012. Os itens obtidos no jogo estariam igualmente disponíveis no jogo Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2.


Logotipos da aplicação Pokédex 3D e Pokédex 3D Pro
Pokémon Dream Radar: logotipo do jogo

Pokémon Mystery Dungeon: Gates to Infinity foi o mais recente título de Pokémon a chegar-nos à 3DS no passado mês de Novembro de 2012, mantendo a tradição de jogabilidade e mecânica da série Mystery Dungeon.

Capa do jogo

HarmoKnight é um jogo rítmico de plataformasque pouco ou nada tem a ver directamente com pokémons, mas o jogo incorpora músicas e cenários inspirados nesta série. Foi lançado exclusivamente na 3DS eShop em Março de 2013.
HarmoKnight: logotipo do jogo

A 3DS XL recebeu ainda na Europa um modelo limitado nas cores amarelo e branco com uma ilustração do pikachu, denominada de Pikachu Yellow. Esta edição limitada foi inicialmente anunciada para o mercado japonês, mas muito curiosamente também alcançõu o mercado europeu em Dezembro de 2012, incluíndo Portugal.

Caixa do modelo europeu da 3DS XL Pikachu Yellow 

Títulos futuros
Entretanto, foram já disponibilizadas informações sobre os novos títulos da série principal de Pokémon, que se entitulam de Pokémon X e Pokémon Y. Estes jogos irão introduzir a nova e sexta geração de pokémons. Terão um lançamento mundial a 12 de Outubro de 2013.

Capas das versões europeias dos das versões X e Y

Trailer dos jogos

Para a Wii U, foi ainda anunciado Pokémon Rumble U. O título ainda só se encontra confirmado para o Japão e Estados Unidos, mas é altamente provável que chegue também à Europa.

Pokémon Rumble U: Logotipo do jogo

As versões Super Smash Bros. for Nintendo 3DS e Super Smash Bros. for Wii U deverão igualmente conter personagens jogáveis e pokémons desta série de jogos.

Logotipo dos jogos apresentado até ao momento

Versões australianas
Para concluir, ficam algumas imagens das capas alternativas das versões PAL que foram lançadas em território australiano. A Nintendo 64 versão Pokémon Stadium Battle Set saiu com o nome Special Limited Edition Pokémon Pokémaniac N64 numa caixa rectangular com ilustrações e configuração diferentes, mas o modelo da consola incluído nesta versão é exactamente idêntico ao que saiu na Europa. As ilustrações nas capas de Pokémon Stadium, Pokémon Stadium 2, Pokémon Snap, Pokémon Puzzle League e Pokémon Colosseum inspiram-se nas versões americanas.






Cronologia Pokémon
10/05/1999 - Pokémon Red Version (GB)
                      - Pokémon Blue Version (GB)
---/---/1999 - Pokémon Play it! Trading Card Game (PC/Windows)
19/11/1999 - Super Smash Bros. (N64)
---/---/2000 - Pokémon Pikachu
---/---/2000 - Pokémon Pikachu Color
---/---/2000 - Pokémon Play it! Version 2 Trading Card Game (PC/Windows)
16/06/2000 - Pokémon Yellow Version: Special Pikachu Edition (GB)
15/09/2000 - Pokémon Snap (N64)
06/10/2000 - Pokémon Pinball (GBC)
---/12/2000 - Pokémon Pikachu Nintendo 64 (N64)
08/12/2000 - Pokémon Trading Card Game (GBC)
31/12/2000 - Pokémon Stadium (N64)
---/---/2001 - Pokémon Stadium Battle Set Nintendo 64 (N64)
---/---/2001 - Pokémon Stadium Battle Set Nintendo64 (w/ VHS) (N64)
---/---/2001 - Pokémon Special Edition Gameboy Color (GBC)
                       - Pokémon Special Edition Gameboy Color + Pokémon Crystal Version (DE) (GBC)
16/03/2001 - Pokémon Puzzle League (N64)
06/04/2001 - Pokémon Gold Version (GBC)
                      - Pokémon Silver Version (GBC)
15/06/2001 - Pokémon Puzzle Challenge (GBC)
19/10/2001 - Pokémon Stadium 2 (N64)
01/11/2001 - Pokémon Crystal Version (GBC)
15/03/2002 - Pokémon Mini: Chikorita Green + Pokémon Party Mini (Pokémon Mini)
                      - Pokémon Mini: Smoochum Purple + Pokémon Party Mini (Pokémon Mini)
                      - Pokémon Mini: Wooper Blue + Pokémon Party Mini (Pokémon Mini)
                      - Pokémon Puzzle Collection (Pokémon Mini)
                      - Pokémon Zany Cards (Pokémon Mini)
                      - Pokémon Pinball Mini (Pokémon Mini)
                      - Pokémon Tetris Mini (Pokémon Mini)
24/05/2002 - Super Smash Bros. Melee (NGC)
17/03/2003 - Pokémon Ruby Version (GBA)
                      - Pokémon Ruby Version Limited Edition Super Pak Gameboy Advance SP (GBA)
                      - Pokémon Sapphire Version (GBA)
                      - Pokémon Sapphire Version Limited Edition Super Pak Gameboy Advance SP (GBA)
04/04/2003 - Super Smash Bros. Melee (Player's Choice) (NGC)
14/11/2003 - Pokémon Pinball: Ruby & Sapphire (GBA)
02/04/2004 - Pokémon Channel (NGC)
14/05/2004 - Pokémon Colosseum (NGC)
                      - Pokémon Colosseum Pak Nintendo Gamecube (black) (NGC)
                      - Pokémon Colosseum Mega Pak Nintendo Gamecube (black) (NGC)
                      - Pokémon Box: Ruby & Sapphire (NGC)
01/10/2004 - Pokémon FireRed Version (GBA)
                      - Pokémon LeafGreen Version (GBA)
21/10/2005 - Pokémon Emerald (GBA)
03/11/2005 - Pokémon Dash (DS)
18/11/2005 - Pokémon XD: Gale of Darkness (NGC)
05/05/2006 - Pokémon Link (DS)
10/11/2006 - Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team (GBA)
                      - Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team (DS)
13/03/2007 - Pokémon Ranger
27/07/2007 - Pokémon Diamond Version (DS)
                      - Pokémon Pearl Version (DS)
07/12/2007 - Pokémon Battle Revolution (Wii)
11/12/2007 - Pokémon Snap (Wii Virtual Console)
07/04/2008 - My Pokémon Ranch (WiiWare)
04/07/2008 - Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time (DS)
                      - Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Darkness (DS)
27/07/2008 - Super Smash Bros. Brawl (Wii)
                      - Super Smash Bros. Brawl HMV Limited Edition Slipcase Version (UK)(Wii)
21/11/2008 - Pokémon Ranger: Shadows of Almia (DS)
22/05/2009 - Pokémon Platinum Version (DS)
                      - Pokémon Platinum Version + Preorder Giratina Figure box set (DE)(DS)
                      - Pokémon Platinum Version + Limited Edition HMV Tin (UK)(DS)
20/11/2009 - Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky (DS)
                      - Pokémon Rumble (WiiWare)
26/03/2010 - Pokémon HeartGold Version
                     - Pokémon HeartGold Version + Limited Edition Lenticular Slipcase (UK)(DS)
                     - Pokémon HeartGold Version + Preorder Ho-oh Figure box set (DE)(DS)
                     - Pokémon SoulSilver Version
                     - Pokémon SoulSilver Version + Limited Edition Lenticular Slipcase (UK)(DS)
                     - Pokémon SoulSilver Version + Preorder Lugia Figure box set (DE)(DS)
23/09/2010 - Poképark Wii: Pikachu's Adventure (Wii)
05/11/2010 - Pokémon Ranger: Guardian Signs (DS)
04/03/2011 - Pokémon White Version (DS)
                      - Pokémon Black Version (DS)
                      - Pokémon White Version Reshiran & Zecrom Edition DSi  (DS)
                      - Pokémon Black Version Reshiran & Zecrom Edition DSi  (DS)
24/03/2011 - Pokémon Trading Card Game Online (PC/Windows)
07/06/2011 - Pokédex 3D (3DS eShop)
02/12/2011 - Pokémon Rumble Blast(3DS)
23/03/2012 - Poképark 2: Wonders Beyond (Wii)
27/07/2012 - Pokémon Conquest (DS)
21/09/2012 - Learn With Pokémon: Typing Adventure (DS)
12/10/2012 - Pokémon White Version 2 (DS)
                      - Pokémon Black Version 2 (DS)
                      - Pokémon Dream Radar (3DS eShop)
08/11/2012 - Pokédex 3D Pro (3DS eShop)
29/11/2012 - Pokémon Rumble Blast (3DS eShop)
07/12/2013 - Nintendo 3DS XL Pikachu Yellow Limited Edition model (3DS)
17/05/2013 - Pokémon Mystery Dungeon: Gates to Infinity (3DS)(3DS eShop)
12/10/2013 - Pokémon X (3DS)
                      - Pokémon Y (3DS)
---/---/2014 - Super Smash Bros for Nintendo 3DS (3DS)
---/---/2014 - Super Smash Bros for Wii U (Wii U)
---/---/-------- - Pokémon Rumble U (Wii U)

E assim concluímos a oitava e última parte desta longa série de artigos, que termina com este especial Pokémon. Iremos ainda elaborar um curto artigo especial com algumas curiosidades que não foram referidas até ao momento.

Esperemos que tenham gostado dos artigos e que tenham aprendido alguns factos interessantes sobre os títulos que foram lançados na Europa em particular. Aqui no Collector's Corner, tentamos trazer artigos exclusivos com informações específicas que não se encontram com toda a facilidade noutros locais, partilhando o conhecimento adquirido ao longo dos tempos neste hobby que é o coleccionismo dos videojogos. Iremos brevemente trabalhar em novos artigos que esperamos serem do vosso agrado.

Se não tiveram a oportunidade de ler as anteriores partes deste artigo, agora será o momento adequado. Caso detectem algum erro ou falha de informação no conteúdo de alguma parte destes artigos, estaremos dispostos a ouvir e a corrigir o que for necessário. Não pretendemos que estes artigos sirvam para vos ensinar todas as curiosidades que há para saber sobre cada jogo nele listado, mas queremos assegurar que a informação que neles encontram é certa e fidedigna. Tomámos como objectivo fazer uma lista sintética de jogos baseados em séries de animação apenas com as informações mais relevantes para dar conhecimento emotivar o vosso interesse a pesquisar mais sobre os jogos. Existem inúmeros sites e videos dedicados aos jogos que aqui listámos que contém informação fidedigna e muito detalhada, onde poderão encontrar muito mais informações.

Até à próxima,

Pedro Dias

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :