Anime Videojogável: Uma retrospectiva do fenómeno em Portugal e na Europa - Extra

Já há algum tempo que fizemos a série de artigos sobre animes videojogáveis que chegaram ao mercado europeu, mas algumas informações pontuais foram ainda corrigidas ou melhoradas nos artigos já existentes. Tendo-se tornado na nossa série de artigos mais populares, fazemos aqui uma breve compilação dos artigos elaborados:

Parte 1
Ranma 1/2, Detective Conan, Hajime no Ippo, Lupin III, Yu Yu Hakusho, Jojo's Bizarre Adventure, Record of Lodoss War, Berserk

Parte 2
Gungrave, Akira, Ghost in the Shell, Vampire Hunter D, Astro Boy, Mobile Suit Gundam, Inazuma Eleven, Bakugan, Sailor Moon

Parte 3
Time Bokan: Yattaman, Dinosaur King, One Piece, Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco), Hokuto no Ken (Fist of the North Star), Captain Tsubasa (Oliver e Benji), Shaman King, Duel Masters,

Parte 4
Afro Samurai, Hamtaro, Capcom VS Tatsunoko, Beyblade, Robotech, Crayon Shin Chan, Digimon, Fate/Extra, Full Metal Alchemist, Medabots, Bleach, Mazinger Z

Parte 5 - Especial Yu-Gi-Oh

Parte 6 - Especial Naruto

Parte 7 - Especial Dragon Ball

Parte 8 - Especial Pokémon

Deixamos ainda uma pequena lista sintética e resumida de séries de alguns jogos que deram igualmente origem a séries de animação:

  • Blue Dragon - RPG exclusivo para a Xbox 360 que foi fortemente influenciado por um design voltado para as séries de animação. Como resultado, acabou mesmo por receber uma série de anime dele próprio. Não é caso único, mas raramente apenas um jogo consegue ter sucesso suficiente para dar origem a uma série de animação.

  • Mega Man - Toda a série de jogos Mega Man merecia um especial sobre o tem,a tendo em conta as fortes proximidades com as características da animação japonesa. No entanto, Mega Man Starforce é uma série totalmente independente que se estreou na Nintendo DS com três versões diferentes: Pegasus, Leo e Dragon. Este jogo deu origem a uma série de animação com o mesmo nome. O jogo recebeu uma sequela na europa que se divide em dois títulos, Mega Man Starforce 2: Zerker VS Saurian e Megaman Starforce 2: Zerker VS Ninja, mas infelizmente o terceiro título nunca chegou ao nosso território.

  • Valkyria Chronicles -  outro jogo com um estilo fortemente voltado para a animação que teve direito a uma série de televisão. O jogo, um RPG táctico por turnos, é bastante inovador dentro do seu género e chamou a atenção dos diversos mercados apesar de, na Europa, continuar a não ter a atenção que merecia.

  • Persona - Uma popular série de videojogos que originalmente comelou como o spin-off de outra série igualmente popular no Japão chamada Shin Megami Tensei, mas que teve sucesso suficiente para se tornar numa série própria. A série dentro do estilo JRPG foca-se em invocadores de demónios.

  • Mighty Morphin Power Rangers: The Fighting Edition - Trata-se de um jogo inspirado nas séries live-action de origem japonesa que em 1992 chegaram aos Estados Unidos com o nome de Power Rangers. No entanto, o jogo corresponde a uma total transformação cosmética de um título baseado em Gundam que tem como título Shin Kidō Senki Gundam Wing: Endless Duel, tornando-se totalmente distinto dessa série.

  • Ape Escape - Lançado originalmente na PS1, recebeu várias sequelas na PS2 e alguns lançamentos na PSP e PS3. Este jogo tornou-se muito popular e recebeu inclusive referências nalguns jogos da saga Metal Gear. Recebeu igualmente uma série de animação.

  • Devil Kings - Mais conhecido como Sengoku Basara no Japão, chegou-nos à PS2 com título alterado. Curiosamente, o mais recente jogo lançado na PS3 e Wii já recebeu o título original, pazendo com que este passe excessivamente despercebido. Sengoku Basara é um beat'em up inspirado no passado japonês com guerreiros lendários e samurais que teve direito a uma série de animação no Japão.

  • ./Hack - Uma série de RPGs constituída por quatro títulos lançados na Europa, que vinham inclusive acompanhados de um DVD de anime. Infelizmente apenas os primeiros quatro títulos da série original foram lançados na Europa.

  • Viewtiful Joe - Este carismático personagem da Capcom estreou-se na PS2 e recebeu lançamentos na Gamecube e na DS. A popularidade e peculiariedade deste herói transformável  chegou igualmente às televisões de vários países a nível mundial. Henshin a go-go baby!

  • Devil May Cry - A série onde se estreou um dos mais carismáticos personagens dos videojogos, Dante, teve direito a um anime constituído por 12 epísódios.

Esperamos que tenham apreciado estes artigos e que vos tenham transmitido algum conhecimento adicional.

Pedro Dias

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :