Edições de Coleccionador - Collector's Corner Top 10 Europeu

Esta recente geração de consolas tem sido marcada pelo excessivo número de edições especiais de todo o tipo, para todas as plataformas. Das mais simples às mais elaboradas, muitas prometem figuras e items especiais em números reduzidos, ao passo que outras pouco mais oferecem do que conteúdos digitais ou itens que deixam um pouco a desejar...  Por vezes somos incentivados à compra deste tipo de edições, seja pelo preço, pelos conteúdos, pelo jogo ou série a que pertencem... ou simplesmente somos ambiciosos ao ponto de querermos ter a melhor versão de um jogo que tencionamos comprar/jogar. No entanto, existe sempre um conjunto de factores que são cruciais para determinar se estas edições valem ou não a pena.

Hoje em dia existem centenas de edições de coleccionador: umas que de especial não têm nada, outras que de limitado só têm mesmo a qualidade. Mas, em contrapartida, existem outras que são suficientemente dignas para estarem na prateleira de qualquer sala. Com base no conhecimento que temos sobre todas as edições de coleccionador e na opinião dada pelos vários membros do fórum, o Collector's Corner elaborou um Top 10 das melhores edições de coleccionador europeias lançadas até ao momento para o PC e consolas de geração mais recentes. Tratando-se de um Top subjectivo, a ordem pela qual são listadas não pretende determinar qual é a melhor das 10, mas sim mencionar aquelas que merecem os principais lugares de destaque no meio de tantas outras que até ao momento foram lançadas, tendo em conta um conjunto seleccionado de critérios.

Para a elaboração desta lista consideraram-se então os seguintes critérios, incluindo a relação entre si:
+ Apenas uma edição por Franchise, em que se destaca a melhor conforme os critérios em baixo definidos. O objectivo é criar o top diversificado e não focar vários artigos da mesma série, de maneira a tentar agradar a todas as pessoas.
+ Versões disponíveis na Europa em formato PAL, lançadas até ao início da elaboração deste artigo, independentemente de terem saído ou não noutras regiões e em outros formatos.
+ Conteúdos: se a edição vem recheada de itens interessantes ou se simplesmente inclui alguns bónus de menor interesse que não justificam o incremento de preço. São valorizados os conteúdos físicos da edição sobre os conteúdos em formato digital.
+ Qualidade dos artigos incluídos: tratam-se de figuras baratas dos chineses ou detalhadas e de maior dimensão? O artbook tem um formato grande e capa rija ou é pior que o manual de instruções? Vem numa embalagem original ou numa mera caixa de cartão frágil?
+ Preço: tendo em consideração o tipo de conteúdos que trás, a sua qualidade e comparativamente a outras edições, o preço é justo ou existe apenas procura de lucro fácil? Nota: a avaliação do preço apenas considera o seu valor original de lançamento.
+ Exclusividade: É mesmo limitada? É numerada individualmente? Existe em quantidade reduzida e é difícil de arranjar?  Ou passados uns meses anda nos bargain bins por 1/5 do preço? Nota: Neste parâmetro, não incluimos edições com excessivas restrições de acesso a coleccionadores, nomeadamente edições que não se encontram para venda ao público (por exemplo, press kits ou prémios exclusivos de passatempos) ou se localizem em países e lojas excessivamente inacessíveis devido à linguagem, câmbio ou limitações nos envios.
+ Originalidade: A edição tem algum aspecto inovador, creativo e original, ou nem por isso? Inclui algum artigo, estátua ou bónus com algum tipo de valor simbólico e marcante?

As melhores edições são, portanto, aquelas que reúnem a maior quantidade de todos estes aspectos positivos, ou dão particular ênfase a alguns destes pontos que as colocam em destaque das restantes. Por último, relembramos que este Top, tal como todos os restantes que circulam na internet, é meramente opinitivo e vai certamente gerar discordância, uma vez que cada pessoa tem a sua opinião.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Assassins Creed II Black Edition - Xbox 360 / PS3 / PC
A série Assassin's Creed apresenta-nos um grande leque de edições especiais, quase todas elas impressionantes. Por vezes, nem sempre edições com caixas enormes e itens excepcionalmente surpreendentes são suficientes para captar uma vasta gama de coleccionadores. A Black Edition de um dos melhores jogos da saga Assassin's Creed é um excelente exemplo. Recheada de DLCs, artbook, banda sonora e uma figura de dimensão bastante razoável e interessante, esta edição estava disponível por 90 euros, cerca de mais 20 euros que o preço do jogo normal no mercado português, mas estava muito bem recheada. Muito superior à White Edition, com uma tiragem bastante reduzida face às restantes edições que foram lançadas da saga. De todas as edições europeias da série Assassin's Creed, esta é das que mais vale a pena comprar.


+ Preço;
+ Conteúdos;
+ Figura de design, tamanho e qualidade muito aceitáveis;
+ Exclusividade;
- Embalagem exterior pouco resistente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Halo Reach Legendary Edition - Xbox 360
Esta edição reune o melhor de vários mundos. O seu preço original era pouco superior a 120 euros, um valor que, analisado por si só, é pouco razoável, excepto se tivermos em consideração o tipo de conteúdos. Além de incluir a edição de coleccionador do jogo (disponível separadamente), que individualmente já é bastante recheada e com qualidade, nesta edição temos também direito a uma estátua com 5 personagens. Para os que conhecem a história deste jogo e do universo de Halo, saberão interpretar o valor simbólico que esta estátua tem. Para juntar aos conteúdos apetecíveis, a embalagem exterior não é mais uma mísera caixa de cartão demasiado frágil para os conteúdos que trás, que se danifica só pela quantidade de pessoas que a manuseavam nas prateleiras das lojas. Muito pelo contrário, ela não só é mais resistente quer por dentro quer por fora como apresenta um design bastante interessante. Além disso, existe também em números pouco excessivos e recebeu uma variante em português que praticamente esgotou no nosso país. Todos estes factores acabam por facilmente compensar o seu valor inicial e tornam-na numa das melhores edições lançadas para um jogo nesta geração.


+ Qualidade e design da embalagem;
+ Originalidade e valor simbólico da estátua;
+ Exclusividade;
Inclui a edição de coleccionador convencional com todos os seus conteúdos;
- Mesmo que tenha um preço adequado, 124 euros ainda é puxado para muitas carteiras.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
The Last Story Limited Editon - Wii
A subtileza é muitas vezes um factor favorável para uma edição de coleccionador, e The Last Story foi dos curtos exemplos lançados para uma consola da Nintendo que conseguiu captar esse espírito. Porque nem todas as edições, para serem boas, precisam de grandes figuras ou estátuas que na maioria das vezes não correspondem à expectativa dos fãns. Por 60 euros, um valor inferior a um jogo de uma consola HD, têm a oportunidade de comprar um dos JRPGs que mais impacto causou na Nintendo Wii, acompanhado de um bonito Steelbook, de uma Premium Soundtrack e de um Artbook. Se por um lado existem muitas edições especiais de outras consolas cujos conteúdos levantam dúvidas e o seu preço ainda acentua essas dúvidas, não há dúvida nenhuma que qualquer possuidor de uma consola Wii que tenha gosto neste jogo irá facilmente optar pela Limited Edition, porque ela é, de facto, uma edição que vale a pena ter, por mais 10 euros do que o jogo normal.


+ Preço;
+ Qualidade dos conteúdos;
+ Exclusividade.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bioshock 2 Special Edition - Xbox 360 / PS3 / PC
Pode ser especial, mas de facto não é limitada, tal a elevada tiragem que recebeu. No entanto, este será o único ponto fraco que a edição apresenta. Pelo valor de 90 euros, não poderia ter conteúdos mais interessantes. A começar logo pelo design dos artigos que fortemente se relacionam com o tema/ambiente do jogo e não aparentam ser apenas uma versão forçada. Os posters têm mensagens secretas visíveis apenas em certas condições de iluminação. O artbook é dos melhores algumas vez incluídos numa edição desta natureza. E claro, o aspecto fundamental de qualquer edição é vir acompanhada de um jogo bom! Se pelos 90 euros de lançamento ela já valeria a pena, imaginem então quando baixou para preços absurdos - até quem não gosta totalmente do jogo se deve ter sentido tentado a comprar.

+ Design;
+ Qualidade do artbook;
+ Preço;
- Exclusividade.



Sonic Generations Collector's Edition - Xbox 360 / PS3
O pobre ouriço da Sega nunca mais foi tão popular e bem visto como na antiga era dos 16 bits. A passagem para o 3D não foi a mais bem sucedida de sempre, apesar dos jogos da Dreamcast e alguns mais recentes da Nintendo (GBA, Wii, DS) até serem bons. Mas esta versão de Sonic Generations para as consolas HD foi sem dúvida mais um momento brilhante na vida do ouriço. Tentando juntar o melhor da jogabilidade clássica com o melhor dos sonics recentes, o novo título é aquilo que sempre se esperou de um jogo do Sonic em 3D. Brilhante. E a edição de coleccionador é igualmente fabulosa: por 120 euros, inclui uma série de extras onde se destaca uma bonita estátua com os Sonic das duas gerações, um anel numerado individualmente que determina o número da edição, uma resistente caixa de design simples mas bonito, um livro com os 30 anos do ouriço e uma banda sonora com títulos clássicos de fazer chorar. O valor simbólico e nostálgico desta edição é demasiado grande, e esta foi sem dúvida uma edição muito bem concebida.


+ Muito recheada em termos de conteúdos;
+ Qualidade e design da embalagem exterior;
Originalidade;
+ Exclusividade: numerada individualmente e com tiragem limitada.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gears of War 3 Epic Edition - Xbox 360
A embalagem exterior é bastante grande e resistente, mas no geral dá resposta ao tipo de conteúdos. A estátua é bonita, causa algum impacto e tem uma dimensão muito razoável. Apesar de não ter toda a qualidade que poderia ter, é muito satisfatória e tem algum impacto imponente, quando colocada no lugar certo da prateleira. Foi sem dúvida uma boa homenagem a Marcus Phoenix. Inclui a edição de coleccionador vendida separadamente e não apenas o jogo original, o que representa uma mais valia. O seu preço original ainda era bastante elevado para uma edição que apenas trás a mais uma estátua face à edição de coleccionador convencional, mas pode-se dizer que é uma estátua que vale a pena ter na colecção.


+ Qualidade dos conteúdos;
+ Estátua de grande dimensão, detalhada e de grande destaque, com algum valor simbólico;
+ Inclui edição de coleccionador vendida separadamente e não apenas o jogo normal;
- Exclusividade
- Preço

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uncharted 3 Explorer Edition - PS3
Mais uma edição que merece lugar de destaque no top pela qualidade dos seus conteúdos, do jogo em si e da sua exclusividade. A caixa exterior de cartão não é nada de particularmente excepcional, mas é adequada à edição. O cofre que alberga os conteúdos desta edição acaba por ser o mais interessante, com acabamentos bastante bonitos que incluem madeira. Inclui a edição especial vendida separadamente, o que só por si é uma mais valia face a tantas outras edições deste calibre que apenas incluem o jogo normal e excluem todos os bónus e conteúdos disponíveis em edições mais reduzidas. O único factor menos favorável será mesmo o preço, compensado pela exclusividade da edição, que teve direito a uma variante em português no nosso mercado.


+ Muito recheada em termos de conteúdos;
+ Qualidade e design dado cofre que alberga todos os itens da edição;
Exclusividade: tiragem muito reduzida face à procura;
- Preço.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
The Elders' Scrolls V Skyrim - Xbox 360 / PS3 / PC
Na minha opinião, nem todos os artigos que vêm incluídos numa edição de coleciconador conseguem chamar a atenção ou merecem ser expostos. É exactamente isso que não acontece com a estátua do dragão que vem incluída nesta edição. E as estátuas de dragão são sempre bonitas e impressionantes, sobretudo quando apresentam o mesmo grau de detalhe e qualidade da que vem incluída nesta edição, com capacidade de se impor sobre o nosso quarto ou sala a partir de uma prateleira. É difícil as visitas ficarem indiferentes à sua presença. O artbook que vem incluído é igualmente bom - poderia até ser vendido separadamente, ao contrário de tantos outros com qualidade duvidosa que somente se fossem oferecidos os fãns os aceitariam. O único aspecto menos positivo é o seu preço original - 150 euros. Mas, felizmente, os conteúdos estão praticamente à altura.


+ Qualidade do artbook;
+ Estátua de grande dimensão, detalhada e de grande destaque;
+ Exclusividade;
- Preço.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dasksiders II Premium Collector's Edition - PS3 / Xbox 360
Não confundir a Premium Edition com a Collector's Edition convencional que foi lançada na Europa e Estados Unidos. Esta edição exclusiva da França é um verdadeiro upgrade à C.E. convencional. Darksiders é daqueles jogos que, não inovando propriamente em nada, vai buscar inspiração a outros títulos que já existem no mercado e aproveita o que eles têm de melhor. O interessante é que a forma como o faz não poderia ter melhores resultados! O primeiro jogo foi um sucesso, apesar do segundo título ter ficado um pouco aquém das expectativas. A Premium Edition deste jogo inclui uma máscara pintada à mão de elevada qualidade de materiais (pesa várias vezes mais que a máscara existente na CE convencional), numerada individualmente e limitada a 5000 unidades. Custa quase o mesmo que a CE europeia e americana (100 euros) mas no entanto é MUITO superior em todos os aspectos: desde a máscara em si, à sua exclusividade e até mesmo à qualidade da embalagem exterior onde vem protegida. Os únicos aspectos menos bons são o facto do artbook não vir com capa rija como na CE convencional e o facto de não trazer uma banda sonora em formato físico.


+ Qualidade do item principal: Death Mask;
+ Preço face à edição de coleccionador normal;
+ Embalagem exterior;
+ Exclusividade: numerada individualmente;
- Banda sonora em formato digital.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diablo III Collector's Edition - PC
Esta edição de coleccionador reúne o melhor de vários mundos a um preço bastante aceitável. A embalagem exterior é bonita e resistente, não se trata de uma caixa convencional de cartão. Todos os artigos incluídos nesta edição têm um excelente acabamento. A pen drive USB é bastante original e tem uma embalagem própria, o Artbook é muito decente e agradável, a Banda Sonora e o disco extra satisfazem qualquer fã interessado em conteúdos adicionais... e isto tudo por um preço de 89 euros, que é perfeitamente justificável face aos conteúdos. Esta edição esgotou em muitos locais e tornou-se difícil de arranjar para aqueles que não fizeram a reserva atempadamente.


+ Qualidade e acabamentos da embalagem e dos conteúdos;
+ Preço;
+ Exclusividade.


Não podemos ainda deixar de justificar o motivo que nos levou a excluir algumas edições fortemente votadas por grande parte dos membros do CC. Aproveitamos também o momento para fazer uma menção honrosa a algumas edições que poderiam ter igualmente alcançado o top e os motivos que nos levaram a exclui-las.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Crysis 2 Nano Edition - Xbox 360 / PS3 / PC
Apesar de ser uma edição muito recheada, com um artbook muito bom e um steelbook bastante decente, a qualidade das estátuas e da mochila não são das melhores. A embalagem exterior é extremamente frágil e danifica-se com facilidade, além de ter uma dimensão muito grande e incómoda. O seu preço era muito elevado, o que condicionou a sua disponibilidade no mercado: o stock não era muito grande, mas algo está muito errado quando uma edição desta envergadura chega a descer até aos 20 euros...


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Batman Arkham Asylum - Xbox 360 / PS3 / PC
É necessário ter em consideração que não haviam tantas edições como há hoje quando este jogo foi lançado, e por isso, na devida altura, esta CE ganhou algum destaque, sobretudo pela qualidade do jogo em si. Acabou por ficar longe de ter algum lugar de destaque, muito devido à qualidade do item mais interessante de todos: o Batarang. Além de ser impossível de o separar da base onde vem incluído, este item vem propositadamente riscado/raspado para dar a sensação que já tinha sido usado. Ora essa tentativa de simular o seu uso acaba por dar um certo mau aspecto, que levanta muitas dúvidas a qualquer pessoa que o observe: dá a entender que está mesmo em mau estado por defeito e não de propósito...


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Guild Wars 2 Collector's Edition - PC
Edição bastante impressionante, que trás uma figura grande e com bastante detalhe, uma caixa de metal bastante bonita e um artbook decente, entre outros artigos. Em termos de exclusividade, supera diversas outras edições como a de Star Wars: The Old Republic Collector's Edition. Teve, no entanto um preço desconfortável: 150 euros. Uma edição que poderia facilmente ter alcançado o top. O que acham?


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Call of Duty Modern Warfare 2 Prestige Edition - Xbox 360 / PS3
É certo que toda a gente ficou de boca aberta quando foi anunciada esta edição, que incluia um item totalmente inovador: os óculos de visão nocturna que funcionavam de verdade. Mas o segundo motivo que também deixou muita gente de boca aberta foi o seu preço original: 190 euros. Numa altura em que o mercado já tinha muita edição especial mas não estava ainda minado de edições a preços superiores a 100 euros, esta edição causou de facto bastante impacto. Há que se ter ainda em consideração a qualidade desses tais night vision googles que vêm incluídos na edição. Embora não sejam perfeitos, eles funcionam bem. O problema é que consomem 'apenas' 6 pilhas alcalinas e a qualidade do plástico utilizado é de tal ordem má que mais parece um artigo 'deluxe' proveniente da loja dos chineses. Se estes óculos tivessem melhor qualidade e o preço da edição não chegasse aos 190 euros, ela teria certamente alcançado o top, até porque inclui a Hardened Edition (disponível separadamente), uma base para exposição dos óculos em prateleira (o que dá um ar cromo a qualquer sala /quarto) e a sua embalagem exterior é bastante resistente e adequada à edição. A mesma situação se passa com as restantes edições que sairam da saga Call of Duty, como a Prestige Edition do Black Ops ou a Care Package do Black Ops II: excessivamente caras para a qualidade que têm, apesar de encherem muito bem o olho!


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Killzone Helghast Edition - PS3
Seria questionável se esta edição deveria ou não chegar ao top. Em termos de conteúdos é bastante recheada, mas a sua exclusividade acabou por banalizar esta edição, que ainda hoje é possível encontrar a baixo custo face ao seu preço original. Trás a CE disponível separadamente, a réplica do capacete que esteticamente não agrada a todos e uma figura muito idêntica aos bonecos que se vendem em separado. O preço inicial de 140 euros e a exclusividade mandam-na para fora do top, especialmente tendo saído uma edição equivalente a esta mas muito mais limitada em território americano: a Limited Helghast Edition, com capacete luminoso.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dead Island Limited Treasure Edition - PC / Xbox 360 / PS3
Limitada a 266 unidades para cada plataforma e exclusiva do site Austríaco Game4Game.at, esta edição é sem dúvida um dos mais importantes artigos para um coleccionador europeu: não só pertence a uma série com algum renome actualmente, como ainda é extremamente limitada e exclusiva. Tem uma caixa de madeira bonita e com boa apresentação, com um preço de lançamento bastante bom para a quantidade produzida (cerca de 80 euros). Os conteúdos são, no entanto, bastante fracos: de especial, apenas inclui um póster e um livro que pode ser comprado separadamente e até está à venda em livrarias nacionais. Além disso, não era particularmente fácil de comprar devido à barreira linguística do site onde era vendido.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Borderlands 2 Ultimate Loot Chest Limited Editon - PC / Xbox 360 / PS3
Mais uma edição que se adivinhava impressionante e até bastante recheada, mas no final acabou por não ser tão boa quanto o esperado. Na realidade, o seu excessivo tamanho deve-se ao facto de trazer uma réplica de um dos cofres do jogo, que serve para... praticamente nada, a não ser guardar... coisas? O cofre não tem um lugar apropriado para cada um dos itens que constituem esta edição e é demasiado 'plástico' para poder tratar-se de um item de colecção de eleição. A embalagem exterior também não é a mais adequada: duas caixas independentes apenas atarrachadas entre si por frágeis autocolantes e uma slipcase que quase não as suporta. Enfim, apesar de ainda ter algum recheio interessante e ser visualmente apelativa na altura da sua apresentação, acaba por ter demasiados pontos negativos para alcançar o top.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
God of War III Ultimate Trilogy Edition - PS3
A caixa exterior de Pandora pode agradar a alguns, embora seja particularmente feia para outros. Os conteúdos são bastante fracos: embora traga o God of War III 3, compilação dos dois primeiros títulos da série em HD e duas bandas sonoras, os postais que vêm incluídos são uma anedota e o artbook é uma verdadeira desilusão. Embora se tenha apresentado como um item impressionante, por 150 euros acaba por  não agradar a todos.



E assim terminamos o Collector's Corner Top 10 Europeu. No entanto, deixamos ainda um pequeno bónus! A lista das piores edições de coleccionador e das maiores desilusões que pisaram o nosso território:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Avatar: The Game Special Edition - Xbox 360 / PS3 / PC
O jogo é mau, a edição vem numa caixa frágil, a figura que vem incluída não se segura direito e faria qualquer criança fã do filme chorar se a recebesse pelo natal, de tão má e feia que é... E custava 89 euros no lançamento. Assustador! E o pior, é que as versões Wii e DS também receberam uma edição deste jogo... que consegue ser tão má tão má que até ficava mal meter neste top.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fable II Limited Collector's Edition - Xbox 360
Não há nenhuma dúvida que o jogo é bom, mas esta versão foi, infelizmente, totalmente capada. Era suposto ser uma edição simples mas minimamente agradável, com uma figura, postais e banda sonora, mas acabou por se tratar apenas do jogo com uma slipcase. O jogo vem numa caixa com artwork na posição horizontal, mas demasiado vazia. Talvez bonita para quem goste de capas minimalistas... Custava mais 10 euros que o jogo normal e sofreu 2 reduções de conteúdos (e de preço...) antes de ser lançada. Mais valia não ter sequer existido.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tekken 6 Limited Edition - PS3 / Xbox 360
Em primeiro lugar, de limitado esta edição não tem nada. Depois, vem numa caixa tão frágil que ao fim de vários meses nas lojas o seu estado de conservação estava tão mau que nem na reciclagem deveriam aceitar. O hoodie é muito razoável e o artbook também, mas a edição ainda custava 89 euros, o que não é justificável. A caixa do jogo mais parece uma versão promocional com todas as classificações etárias diferentes dos vários países na capa... horrivel, nem a versão retail foram capazes d eincluir. Para terminar, o manual inclui todas as línguas e como tal não cabe na caixa do jogo, tendo de vir em separado.  Seriously?


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sniper 2 Elite Edition - Xbox 360 / PS3 / PC
Esta edição exclusiva do site Game4Game, da Austria, mais valia nunca ter sido lançada. Custava 90 euro fora portes de envio, e é uma vergonha. Inclui uma caixa de munições (ammo tin) verdadeira tal como a edição do jogo anterior - só que esta já não é numerada. Os conteúdos são demasiado grandes para a caixa de munições, que é a única coisa de extraordinário que esta edição tem face à Limited Edition convencional. E mesmo a ammo tin trazia ferrugem, restos de água e de ervas porque nem se dignaram a limpar o seu interior. Espero que não tenha causado nenhuma doença a ninguém.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Metal Gear Solid HD Collection Limited Edition - Xbox 360 / PS3
Esta edição nao merecia estar aqui, mas era impossível não a incluir, tal foi a desilusão que causou. Os conteúdos, quando analisados individualmente, são bons, mas o tratamento que a Zavvi e a Konami lhe deram foi deprimente e acabou por se tornar numa das maiores desilusões de sempre, contrariando todas as expectativas iniciais. Ao contrário do Japão, que recebe edições sempre muito rebuscadas, esta deixa bastante a desejar. Inicialmente, parecia algo de fabuloso: foi apresentada como sendo exclusiva da loja Zavvi no UK e limitada a 4000 unidades para a PS3, numeradas individualmente. Esgotou em pouco mais de 2 dias e inúmeras cópias se venderam por mais de 400 euros no eBay ainda em fase de reserva. No final, tornou-se numa desilusão: acabou por sair também para Xbox 360 (com um stickerbook em vez de um steelbook) e chegou ao território Australiano. Foi produzida em números muito superiores às 4000 unidades iniciais, deixando de ser exclusiva da Zavvi e da PS3. Voltou a estar em stock, até descer ridiculamente de preço ao fim de várias semanas. A caixa exterior é de tal forma frágil que poucas foram as pessoas a recebê-la em casa sem nenhum dano (algumas chegaram mesmo desfeitas). O artbook é bastante bom, mas demasiado pesado para a frágil caixa de cartão, acabando por destruir os suportes interiores da caixa durante o transporte e deixando todos os itens livremente a circular pelo interior da mesma. A maior desilusão de sempre, proveniente de uma empresa de renome e relacionada com uma das melhores series de videojogos jamais criadas...


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Street fighter IV Collector's Edition - Xbox 360 / PS3
Mais uma edição numa caixa de cartão tão frágil, que acabou por ir parar ao cesto das promoções em estado de ir para o lixo. Trás duas figuras ridículas, semelhantes às que se podem obter nas bolas de 1 euro das máquinas de meter moeda, e um livrinho que é uma verdadeira anedota, que chega a ser pior que o manual de instruções. E o pior é que, no nosso mercado, esta edição chegava a custar quase mais 20 euros que o jogo normal. A única coisa original é o facto da caixa funcionar como cenário de luta para as figuras que vêm incluídas - mas isso não chega. A edição do Street Fighter X Tekken é igualmente má - capcom, sempre a falhar. E pensar que mais tarde sairam mais duas edições com mais personagens...


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resident Evil 6 Collector's Edition - Xbox 360 / PS3
Pelo fantástico preço original de 180 euros (não estou a gozar, era o preço desta edição no nosso mercado), poderiam adquirir uma embalagem feia, com uma caixa de 'papel' extremamente frágil e um holograma duvidoso. Vinha juntamente com um hoodie que é pior do que aquele que o apresentador do trailer vestia. E dentro dessa caixa em papel podem encontrar um grande saco de ar para preencher o espaço vazio resultante de um péssimo design (que representa mais de 75% desta edição), para manter no sítio o jogo, os emblemas (a única coisa decente e interessante incluída nesta edição), um steelbook que foi oferecido em certos países como bónus de reserva, um artbook anedótico como é habitual na esmagadora maioria destas edições, E para piorar, o tipo que abriu a edição indicou que essa edição já aberta seria destinada a uma das pessoas que fez a reservas. O pior no meio disto tudo é que nem o próprio jogo cai na categoria de sucessos quando comparado aos anteriores que foram lançados desta série. Que tiro no pé!


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saint's Row The 3rd Platinum Pack - PS3
O que é que acontece quando uma produtora lança no mercado uma edição com uma caixa diferente da versão 360 (mais feia e sem a parte transparente onde é visível o acabamento em veludo púrpura), com suportes de plástico ainda mais feios, uns headphones de qualidade medíocre que não funcionam como headset para se jogar, e se pede quase 100 euros por ela? Exactamente, tem-se o Platinum Pack do Saint's Row, que não chega nem para satisfazer os fãns mais agarrados. Alguém experimentou os phones? Basta pensar que por 40 euros poderiam adquirir o Dead Island GOTY Special Edition, que inclui todos os DLCs e ainda um headset - algo útil para jogar online!


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saint Seiya Sanctuary Battle Myth Cloth Box Edition - PS3
Por apenas 89 euros, poderiam comprar a edição medíocre de um jogo medíocre essencialmente destinado aos fãns da série que trazia uma caixa de plástico que não tem propriamente nenhum objectivo, dentro da qual vêm uma T-shirt, um código de DLC e o jogo não selado, tudo isto perdido a navegar dentro da caixa por falta de suportes interiores. Deviam-se ter inspirado no fabuloso saco de ar da edição de Resident Evil para garantir que os conteúdos não andassem aos trambolhões dentro da caixa de plástico e que o CD não se soltasse do seu lugar, correndo o risco de se riscar. Embora a  Head Gear Edition fosse muito cara e também não trouxesse nada de extraordinário, sempre era limitada, com certificado numerado e bastante mais impressionante/visualmente que esta edição...



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Halo 3 Collector's Edition - Xbox 360
Não poderia de deixar de referir esta edição. Alguns até podem pensar que não é assim tão má quanto isso para o tipo de edição que se trata. Pois bem, a verdade é que esta edição tinha um defeito tão grave que fez com que metade dos CDs que estavam incluídos num dos suportes ficassem riscados porque o disco não se aguentava no lugar - se a caixa de metal não serve para segurar o disco do jogo, serve para quê então? E o pior é que ainda custava mais 10 euros do que o jogo original, colocando o seu preço muito acima dos 69 dólares desta edição no mercado dos EUA - que é exactamente a mesma. Na altura que saiu, deu que falar. Felizmente, para compensar a desgraça desta edição, a Legendary Edition do mesmo jogo fica muito à frente e, tendo em conta a época em que saiu, terá sido uma das grandes primeiras edições de coleccionador para consola a chegar ao mercado.



Futuramente, esperamos elaborar um top para as restantes regiões (nomeadamente Japão e Estados Unidos). Esperemos que este Top tenha sido do vosso agrado e que abra alas a discussão de opiniões e comentários: estejam à vontade para concordar e discordar!

A Equipa do Collector's Corner

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

3 comments :

  1. a ediçao de colecionador do aliens colonial marines ta a 10£ na amazon.co.uk. o jogo eh uma treta mas até achei a ediçao boa e pelo preço ainda mais.

    ReplyDelete
  2. Bom artigo indeed!

    Tenho 5 Edições da Lista, 3 das melhores e 2 das piores, Bioshock 2, Uncharted 3, Crysis 2, SF4 e a do Halo 3.

    A do Uncharted só não é perfeita por não vir com o jogo numa caixa normal e depois com um artbook, odeio a maneira como se guarda o jogo no meio do cartão...

    ReplyDelete