A censura nos videojogos: Austrália recebe o primeiro jogo para maiores de 18.

O Governo Australiano decidiu, pela primeira vez no ano de 2012, rever as regras que permitem um jogo com conteúdo para adultos ser lançado no mercado. Após a abertura de debate público ocorrida em 2010, foi finalmente aprovada em Junho de 2012 a alteração. Uma data que ficará na história dos coleccionadores e jogadores na Austrália. Até ao momento, a lei proibia o lançamento no mercado e venda dos jogos classificados pela Australian Classification Board como sendo para maiores de 18 anos. A classificação máxima etária permitida num videojogo era de 15+, mas com esta alteração aprovada no parlamento australiano, foi criada oficialmente uma nova categoria na classificação etária dos videojogos para 18+. que já existia noutro tipo de formatos, como por exemplo os filmes, mas era inexistente ao nível dos videojogos.


Há muito tempo que a Austrália vinha a censurar jogos excessivamente violentos ou com conteúdos considerados inadequados a um público menor. Contrariando o mercado de muitas outras regiões do globo como os Estados Unidos e a Europa, os títulos com classificações etárias para maiores de 18 anos não poderiam ser lançados no mercado. Um exemplo mais marcante foi a ausência do mais recente jogo da série Mortal Kombat no mercado australiano. 

Esta revisão à lei das classificações dos videojogos pôs término a uma censura quase superior à que acontecia noutros países como Alemanha, país também muito conhecido pela censura e proibição de venda de jogos para maiores de 18 através de compras à distância que incluem a internet e até mesmo sites como o eBay. Foi o resultado de uma "batalha" que durou mais de 10 anos e que viu, naquele dia, um resultado positivo. No entanto, apesar de tudo, a Classification Board ainda detém o privilégio de decidir se um jogo merece ou não ser lançado no mercado australiano, em função dos seus conteúdos. A Wikipedia tem uma lista dos jogos censurados e editados na Austrália. Para terem uma noção do efeito deste tipo de censura, poderão consultar mais informações neste link.

O primeiro jogo!

Com a entrada em vigor desta lei a partir de 2013, chegou finalmente o dia em que esta alteração à lei produziu o seu primeiro resultado. O primeiro jogo com classificação etária destinada a maiores de 18 foi anunciado no dia 11 de Janeiro, e trata-se nada mais nada menos que o jogo Ninga Gaiden III: Razor's Edge, a versão melhorada concebida especialmente para a WiiU que, segundo as primeira críticas, ainda não é suficiente para limpar o nome da série que sempre triunfou até ao lançamento deste terceiro capítulo nas consolas de geração mais recente.

Pedro Dias

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :