Retro Análise: Dragon's Revenge (Mega Drive)

Dragon's Revenge é um jogo de pinball/flippers criado em 1993 pela Tengen para a Sega Mega Drive, como género de sequela ao popular Dragon's Fury, também lançado para a mesma consola. 

Ao contrário de muitos outros jogos do género, onde o objectivo se limita a acumular pontos numa mesa com um tema especíifico e a desbloquear bónus que se centram em torno desse tema, Dragon's Revenge conta-nos uma história de carácter medieval/mitológico. A feiticeira Darzel capturou três lendários Dragon Slayers e o nosso objectivo é libertar cada um destes guerreiros para nos ajudar a enfrentar diversas criaturas mitológicas até chegarmos ao chefe final.


Em termos de jogabilidade, o jogo não poderia ser mais fluído. Os controlos são bastante bons e a resposta dos comandos é eficaz, embora existam pequenas falhas relacionadas com a precisão e com a movimentação inadequada da bola em determinadas ocasiões. No entanto, estes aspectos são facilmente ultrapassados pela fluidez e diversão que os controlos do jogo oferecem.

Graficamente, não podemos dizer que se trata do jogo com o melhor visual de sempre, mesmo na época em que foi concebido. A mesa onde se desenrola a história do jogo é dividida em três secções principais e mais algumas áreas de bónus laterais, todas elas graficamente muito semelhantes, com o mesmo aspecto visual em tons de castanhos, verdes e ocres que relembram um cenário obscuro das antigas masmorras medievais repletas de criaturas e monstros das histórias. 


Para compensar a falta de diversidade gráfica e o aspecto austero e sombrio da mesa principal, somos brindados com vários níveis de bónus onde o visual muda significativamente, com cenários surpreendentes, e onde encontramos não só novos inimigos de maior calibre como também algumas beldades capazes de encher o olho até na era dos 16 bits. 


Quanto à longevidade, o jogo proporciona várias horas de diversão. O objectivo inicial do jogo passa por derrotar os pequenos monstrinhos que vão enchendo cada uma das áreas do jogo para desbloquear o portal correspondente que nos transporta para um nível de bónus. Neste nível de bónus teremos de derrotar um conjunto de pequenos inimigos para atrair o inimigo principal e seguidamente libertar um dos guerreiros que nos ajudarão a defrontar os bosses do jogo em mais níveis bónus desbloqueados posteriormente. Esta tarefa não é nada fácil, mas felizmente o sistema de passwords permite-nos obter um código cada vez que pausamos o jogo e poderemos continuar a história na mesma etapa onde a deixámos e com o número de bolas inicial. 

É um jogo diferente do convencional conceito de pinball, bastante simples e sem excessiva complexidade, mas que resulta muito bem e alia-se a uma excelente jogabilidade para proporcionar bons momentos de diversão. É sem dúvida dos melhores jogos de pinball existentes na consola.  Para os fãns de pinball e coleccionadores da consola Mega Drive, este jogo é um must.

Pedro Dias

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :