Retro Análise: QuackShot Starring Donald Duck (Mega Drive)


Na era dos 8 e dos 16 bits, a Disney foi perita em lançar alguns dos títulos mais originais nas consolas caseiras e portáteis. A qualidade dos videojogos relacionados com os populares filmes e séries de animação marcaram a geração que experienciou os videojogos desde uma idade muito jovem. Alguns desses títulos ainda hoje são apreciados pela sua qualidade. 

QuackShot é um desses jogos. A história do jogo conta-nos as aventuras do Donald a tentar encontrar um tesouro perdido depois de descobrir, na casa do Tio Patinhas, documentos que comprovavam a sua existência. Para isso, Donald irá dar a volta ao mundo na tentativa de descobrir pistas do tesouro, armado da sua pistola de ventosas e de um temperamento muito frágil.


A particularidade deste jogo passa pelo facto de não ser estritamente linear. Em vez de sermos obrigados a concluir um nível para avançar para o seguinte, o jogo coloca-nos de imediato à disposição três níveis à escolha, que mais tarde se desmultiplicarão em mais níveis, e apenas poderemos completar esses níveis depois de descobrirmos os itens ou os upgrades necessários para avançar nele. Se chegarmos ao ponto intermédio de um nível que necessite de um item especial para progredir, Donald deixa um checkpoint a partir do qual poderá chamar os 3 sobrinhos no seu avião para transportá-lo de volta para o mapa do mundo e escolher o outro nível onde deverá encontrar o tão necessário item. Quando voltarmos ao nível anteriormente percorrido, apenas precisamos de avançar a partir do tal checkpoint. Desta forma, o jogo torna-se menos linear, menos óbvio e mais original, mas nos momentos em que ficamos bloqueados também se pode tornar mais frustrante.


Donald utiliza vários tipos de armas, sendo que a principal são mesmo as ventosas, que ao atingirem o inimigo deixam-no congelado por alguns segundos e poderemos passar por ele sem qualquer problema. Mais tarde, as ventosas vão recebendo upgrades e poderão ser utilizadas para trepar paredes e até mesmo para nos pendurarmosem pássaros. Nem todos os inimigos são vulneráveis às ventosas: mais tarde encontraremos alguns que são totalmente invulneráveis, que precisam de vários disparos até congelarem ou que só são afectados nos pontos fracos. O jogo procurou fugir à clara "morte dos inimigos" e elminar ao máximo os vestígios de violência. Paralelamente à pistola de ventosas, temos ainda os disparos de milho e as bolhas, ambas com a capacidade de neutralizar inimigos (e as últimas ainda destróem obstáculos). E se recolher vários piri-piris, o temperamento do Donald rebenta de vez e ele começa a correr de forma quase incontrolada, derrotando todos os inimidos que lhe aparecem pela frente até os seus nervos esfriarem. Tipo nervosinho!


Graficamente, o jogo responde às exigências da época, mas fica um pouco atrás do que já era possível fazer na altura. Os cenários são diversificados, mas nenhum deles é particularmente impressionante: desde a cidade de Patópolis (Duckburg) até ao deserto e as pirâmides, passando pelo castelo assombrado do Drácula, por um barco Viking, pelo Pólo Sul e por um palácio das Arábias - e até por um nível sub-aquático onde Donald se desloca debaixo de água sem precisar de respirar! Donald irá percorrer vários cenários dentro de cada nível e eventualmente irá deparar-se com vários bosses finais, todos eles derrotáveis com vários disparos da pistola de ventosas utilizada no momento correcto. 


A jogabilidade é boa e os comandos respondem bem, o que é essencial para proporcionar um bom momento de diversão. No entanto, Donald movimenta-se de forma algo lenta e mesmo o seu passo em corrida pouco mais é que uma marcha ligeiramente acelerada, útil em partes específicas do jogo, exactamente quando nos esquecemos que é possível correr mais depressa por não utilizarmos esse movimento. Donald consegue inclusivé deslizar a rastejar mais depressa do que aquilo que corre.

O jogo tem um grau de dificuldade equilibrado e certos níveis revelam-nos algumas surpresas que nos obrigam a abrir os olhos e ter atenção da próxima vez que caímos nesta ou naquela armadilha, mas os continues- aparentemente infinitos - atenuam a dificuldade do jogo. Existem inclusivé alguns momentos pontuais onde corremos o risco de não sabermos exactamente o que devemos fazer porque a solução está inteligentemente camuflada no nível, o que na altura poderia frustrar alguns jogadores mais jovens que iriam ficar sem saber o que fazer e a explorar os niveis anteriores sem necessidade. 

É um jogo recomendado sem dúvida alguma, e a prova que os jogos da Disney, passados todos estes anos, ainda revelam as claras qualidades existentes nos jogos clássicos de plataformas.

Pedro Dias

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

1 comment :

  1. Ainda o tenho,o jogo é excelente.Obrigatório para quem tem mega drive.

    ReplyDelete